Escolha uma Página
Espalhe a notícia

É comum a rotulação dos usuários de drogas. São criminosos , bandidos, doentes, ‘cabeça fraca’, pecadores, entre tantos outros rótulos que a imprensa, escola e população costuma colocar.

Mas de que drogas estamos falando?

Você lembra que pouco menos de um mês atrás todos ouvimos indignados (quase todos) as ‘novas’ (foi dado prazo de 6 meses…) regras para venda de remédios nas farmácias. (lembre aqui)

Um absurdo!

Foi o que bradou a maior parte da imprenÇa imprensa e pessoas…

Acontece que saiu a pouco tempo um relatório anual (referente a 2009) sobre o uso de drogas ao redor do mundo…



Apoie o Jornalismo Independente

Conclusão? Existem mais pessoas abusando de remédios do que das ‘drogas’ (cigarros, bebida, além das ilícitas…)!

Resultado? Dificuldades legais para pacientes em cuidados paliativos (pacientes em estado terminal, ou próximo, com dor e/ ou desconforto), pacientes com câncer e outras enfermidades em conseguir remédios adequados ao tratamento da dor…

A reportagem da Folha de São Paulo (aqui) revela a preocupação da ONU com a questão, mas enfatiza na questão das drogarias que vendem seus remédios via internet, prática pouco comum no Brasil mas muito comum no exterior (leia EUA).

Não cabe a ninguém julgar este ou aquele problema como principal causa de abuso, mas que tentar diminuir os abusos é meta mundial isto quem diz é a ONU…

Mas a principal causa, em minha humilde opinião, é a falta de formação, opinião e informação das pessoas que COMBATEM ou tentam combater o uso abusivo de drogas.

Na tentativa de combater o uso abusivo das drogas a PM e outros tantos orgãos utilizam-se da política do medo.

Quando dizem “drogas leves levam a drogas pesadas”. Drogas matam, etc. Esquecem-se de que não estão dizendo TODA a verdade.

Não é todo usuário de drogas que morre. Quer um exemplo? Que tal FREUD? Ele dedicou TODA a sua obra à cocaína… E não deixou de ser importante para o mundo por isso, ou deixou?

Você não precisa acreditar em mim, vivo repetindo isso… leia aqui ou aqui .

A própria OMS revela que os fatores para uso abusivo de drogas são os motivos pelos quais se usam as drogas.

Se você entende um pouco de inglês pode ler este artigo para saber um pouco sobre a maconha, por exemplo.

Veja que não se usa “drogas leves” em nenhum momento. Inclusive a uma parte sobre o uso terapêutico da erva.

Ora, não sou a favor nem contra esta erva. Só acho digno que se faça prevenção do uso abusivo com a verdade.

A mentira leva a idéias geralmente equivocadas sobre as drogas, dificultando ainda mais aos médicos e pacientes que precisam (receitar e usar) de opiáceos e outras ervas ilícitas para o simples conforto da dor.

 

Espalhe a notícia