Escolha uma Página
Espalhe a notícia

Nova pesquisa DataFolha revela o que já se esperava, crescimento de Dilma e queda de Serra. O candidato tucano se vê agora numa sinuca de bico, tentar a presidência ou o governo de São Paulo?

Você pode até pensar que não, mas a chance de José Serra não se candidatar à presidência existe, e não é baixa…

Vamos aos fatos…

Veja esta pesquisa, datada de 1º de junho de 2009:

Dilma aparece com 16% das intenções e Serra com 38% das intenções de votos, não se esqueça, a margem de erro é de 2%



Apoie o Jornalismo Independente

Depois, temos uma pesquisa datada de Agosto de 2009:

Repare que Dilma continua com 16% e Serra cai para 37%… Sempre com Ciro Gomes na disputa…

Agora vamos a pesquisa de Dezembro de 2009:

José Serra continua com 37 % e Dilma vai a 23%… a margem de erro continua a mesma…
E, finalmente temos a pesquisa mais recente (que o DataFolha não colocou ainda em seu site, mas que a Folha divulgou [só para assinantes]).
Nela temos Dilma com 28% e Serra com 32%…
Ou seja, se Serra esteve o tempo todo em seu limite de intenções de voto (como demonstram as pesquisas acima, sempre do DataFolha), Dilma vem subindo à medida que se torna conhecida pelo eleitorado brasileiro.
Lembrem-se que, no limite da margem de erro, Dilma estaria empatada com José Serra. E nem começaram as campanhas políticas ainda…
O problema maior de Serra é que, caso saia candidato e derrotado, perderá espaço importante dentro do PSDB (muito provavelmente para Aécio Neves, político mais hábil). E caso não saia, decidindo assim pelo governo de São Paulo (este sim, aparentemente venceria com facilidade, dada a falta de candidatura consistente da oposição até aqui) também perderá espaço no PSDB por ter a imagem arranhada como político inconsistente e ainda corre o risco de ver algum ‘aliado’ do partido ganhando o espaço que era seu.
Nas duas hipóteses Serra sai derrotado. A melhor opção? Hoje não existe. Antes teria sido melhor costurar um acordo com Aécio, que deu o xeque mate ao dizer que não sai candidato à vice de Serra.
Ainda que saia, Serra perde espaço no partido, ou seja, também não é uma opção…
Seja como for, é bom ficar atento ao crescimento de Dilma, ela terá o maior espaço televisivo, dadas as alianças do PT com PMDB, e isso não é pouco…
Espalhe a notícia