Escolha uma Página
Espalhe a notícia

   Obama veio ao Brasil e a mensagem que ficou para o exterior é que Brasil é um modelo global de desenvolvimento.

Crédito da foto: El País

   Pode ser papo de quem já está acostumado a ser colonizado {{vendido que sou}} mas me parece que o grande colonizador, o grande safado mundial, a reencarnação de Hitler na Terra, o representante de todo o mal, Obama, tem elevado o Brasil quando o assunto é relações internacionais.

    É bem verdade que existem ranços imperialistas, restos de arrogância, aqui e ali, mas me parece que o papo ‘Tudo que há de mal no universo é culpa dos EUA’ ou ‘Obama é igual a Bush’, está um tanto atrasado. Também é verdade que uma posição radical coloca no mesmo nível Dilma, Lula, Obama e Bush, posto que nenhum deles é comunista {{me parece, aliás, que seja a única coisa que une os quatro}}.
    Não se pode negar que o episódio da revista dos ministros {{que se recusaram a permanecer por conta disso}} e o discurso de Obama à nação brasileira sejam mesmo uma tradição colonialista americana. Mas também não se pode negar que os ministros não permaneceram no recinto e a população mais faltou do que presenciou o tal discurso {{nem a Globo transmitiu na totalidade}}; fato que me parece mostrar que o Brasil já não aceita o rótulo de colonizado.
    E ainda que a imprenÇa dê pouca ou nenhuma importância à repercussão internacional da visita de Barack Obama, é claro e retilíneo que o resultado foi positivo aos herdeiros de Macunaíma:
{{não acredite em mim}}

    El problema, una vez más, es que Estados Unidos quiere imponer reglas, exigir lo máximo y conceder lo mínimo. Sus acuerdos de comercio suelen ocurrir con los interlocutores que son más informados que consultados. Precisamente ese método es lo que Brasil viene rechazando desde hace años, cada vez con más énfasis.

{{não acredite em mim – Página/12 Argentina}}

    Há outros exemplos, mas já basta para mostrar que a realidade é bem diferente. Como fosse isso tudo pouco ainda quero deixar claro, no âmbito simbólico {{não é só no simbólico que servem as manifestações prós ou contra Obama?!}}, as diferenças entre Obama e Bush que parte da esquerda insiste em cegar.
    Obama disse, sobre o Brasil, que as relações devem ser igualitárias. Bush disse:
EUA têm compaixão pelos países pobres
    Obama visitou a Cidade de Deus. Quando Bush veio ao Brasil a prefeitura de São Paulo maquiou as ruas para sua passagem {{não acredite em mim}}.
    Mas claro que nada disso importa se o objetivo é polemizar de graça… Mas quando não é, fica evidente a distância entre Bush e Obama e, principalmente, a diferença entre como o Brasil foi tratado e como está sendo tratado.
Espalhe a notícia