Escolha uma Página
Espalhe a notícia

2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas

O 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressista ocorreu em Brasília, no último final de semana {{17,18 e 19 de junho do ano que corre, vulgo 2011}} e contou com a presença deste nem-tão-nobre Caipira-sujo.

Muitas foram as discussões e o encontro foi quente. Quente porque não se aceitou a ideia que a ImprenÇa tenta imputar aos blogueiros sujos {{progressistas? Prefiro o termo politizados}} de que não passa de chapa branca.

Como viram o encontro teve logo na sua abertura o ex-presidente Lula {{não acredite em mim}}. Isso mostra algumas coisas importantíssimas.



Apoie o Jornalismo Independente

Mostra, por exemplo, que os blogueiros tem mesmo importante papel no quadro político {{e eleitoral}} brasileiro. Toda a grande ImprenÇa anunciou, ainda que fosse apenas para poder colocar o Lula em suas manchetes, o tal #2BlogProg . Prova disso foi a quantidade de figuras políticas importantes no quadro nacional.

Um encontro de blogueiros com a presença do ministro de comunicações? Tem, sim senhor.

E mesmo que fossem apenas Lula e Paulo Bernardo a comparecerem ao evento já seria muito. Mas outros tantos passaram por lá: Erundina, Brizola Neto, Ivan Valente, isso apenas para mostrar que não é um evento petista, mas político.

E se tivemos políticos também mostramos que a política não é apenas eleitoreira, Sérgio Amadeu, importante ativista das novas mídias, além de Marcelo Branco, também passou por lá.

E para quem acha que os blogueiros progressistas são uma grande panelinha mando fotos de um protesto contra Eduardo Guimarães {{reconhecido blogueiro progressista e sujo}} feito por colegas tão sujinhos quanto ele:

 

Uai, não era uma grande panelinha?!

 

Não vou entrar no mérito do protesto senão para ressaltar que, apesar de unidos, não somos todos iguais. Ainda bem.

O evento foi marcado por divergências importantes, discussões saudáveis e pontos em comum, como em qualquer grupo. Ressalta-se que a prestação de contas foi feita em plenário e será publicada em breve {{eu reproduzirei aqui}} mas basta dizer que o evento teve lucro e sai fortalecido, já que está marcado o próximo encontro nacional {{em Maio de 2012 e em  Salvador}}.

Ainda fortaleceu-se a preocupação com os blogueiros da América Latina e foi marcado o 1º Encontro Internacional de Blogueiros em setembro. O local é Foz do Iguaçu, próximo à tríplice fronteira e bem perto da UNILA. O encontro nacional teve ainda a participação dos blogueiros do Peru {{o Peru está grande! EPA!}} e de autoridade cubana.

Do encontro sairá uma carta, feita em plenário, com forte cobrança ao governo federal no que tange ao PNBL {{Plano Nacional de Banda Larga}}, Marco Regulatório da internet {{para nos proteger da lei do Azeredo, do PSDB, o AI5 Digital – não acredite em mim}}.

O ministro das comunicações, Paulo Bernardo, foi extremamente cobrado e foi obrigado a dizer que o PNBL está mudando sim. Mas ressaltou que as mudanças são boas {{de 500kb para 1MB, por exemplo}}. Boas ou não, está mais do que na hora do plano ser melhor detalhado.

Foi, portanto, um encontro de blogueiros preocupados com a internet. Eu sinto falta dos blogueiros de humor. São blogueiros que raramente falam de política e quando falam costumam ter posições bem diferentes da minha. Mas o PNBL e o marco regulatório da internet são assuntos com os quais há poucas divergências. E política é pressão e pressão é massa.

Quem sabe um dia, né?!

Espalhe a notícia