Escolha uma Página
Espalhe a notícia

Em 2012, em meio às eleições municipais, Luiza Erundina foi convidada a ser vice-prefeita de Haddad, então candidato petista ao município de São Paulo.

Uma foto teria sido o motivo alegado por Erundina para desistir.

A indignação seletiva de Erundina

A campanha apoiada por Erundina na foto acima é contra o PL Azeredo. Para quem não está íntimo, refere-se à Eduardo Azeredo, do PSDB de Minas Gerais. Guarde essa informação.



Apoie o Jornalismo Independente

Quando me contaram da desistência da Erundina de ser vice de Haddad, só consegui pensar em duas coisas. Uma foi o que me disse uma pessoa bem próxima ao prefeito de São Paulo: ‘eles almoçaram no domingo, Ana Estela, Haddad e Erundina, e foi dito claramente sobre o apoio do PP e do Maluff. Ela havia concordado’.

Como raios você resolve algo no domingo e na quarta-feira desiste? Não estamos falando de um almoço na cantina italiana, estamos falando do cargo de vice-prefeita da maior cidade do país. O que me fez concluir a segunda coisa: ela está angariando capital político para sair pro senado em 2014.

Não sei, sinceramente, se ela sai em 2014 ao senado {{acho que sim}}, mas tenho absoluta convicção de que o factóide foi para angariar capital político.

Ou seria de um cinismo incrível. Explico.

Erundina está hoje no PSB, partido que acaba de romper com a Dilma para ter candidato próprio à presidência. É um tanto estranho você permanecer no governo 3 anos e depois decidir que está tudo errado, como se você não tivesse nada a ver com isso, mas, faz parte. É justo e acho até saudável uma oposição nova surgindo. Fará bem à Dilma e ao próprio PT, se esta oposição for propositiva.

Indignação seletiva?

A mesma Erundina não abriu a boca para reclamar do apoio de seu partido à Paulo Bornhausen, em Santa Catarina {{não acredite em mim}}. Também não há problema nenhum em ter ao lado Heráclito Fortes {{não acredite em mim}}.

Ele, que sobre o Lula, pensa o seguinte:

Heráclito Fortes diz que Lula 'queria ser um ditador' - politica - politica - Estadão

{{não acredite em mim}}

Quem Erundina apoiou Lula ou Serra? Lula ou Alckmin?

Ela, que acha um absurdo uma foto com Maluff, não ficou indignada, emputecida, não teve ataque epilético com isso…

Na TV, PSB paulista exalta aliança com tucanos - politica - politica - Estadão

 

{{não acredite em mim – Estado de São Paulo}}

 Erundina, que em junho, em meio às manifestações fez críticas ao sistema de transporte da cidade e do Estado de São Paulo, não ficou indignada, não soltou nota, não abriu a boca para reclamar do seu próprio partido saindo em defesa do governador tucano, em meio a acusações de desvio de mais de 600 milhões de reais do metrô {{só para lembrar, o ‘mensalão’ refere-se à 53 milhões}}.

Alckmin, do mesmo PSDB do amigo Eduardo Azeredo, lembram da informação que pedi para guardar?

Que fique claro, a posição da Erundina não mancha a sua trajetória, nem desfaz tudo que ela já fez pelo país.

Mas que fique claro, que ela não é nenhuma purista, nenhuma ingênua. Ela quer é capital político. E vai fazer de tudo para conseguir. Até fingir que apoiar o Alckmin está tudo bem, enquanto aceitar o apoio do Maluff, não.

Aceitar apoio, ação passiva. Apoiar Alckmin, ação ativa. Mas, né? Tudo bem, está longe de ser o único caso de indignação seletiva que a política já produziu…

Espalhe a notícia