Escolha uma Página
Espalhe a notícia

Antes de qualquer análise eleitoral feita por este Caipira safado, cabe constar que o blog {{e, portanto, o Caipira}} votará para a presidência de terras brasilis: Dilma Rousseff.

– E por que declarar assim, seu Caipira?

Ora, leitora peculiar e leitor desconfiado, porque desta forma a análise pode ser lida livre de desconfianças. A ideia é discutir, não te enganar.

Parêntese fechado, vamos ao texto.



Apoie o Jornalismo Independente

Um dos principais erros, senão o maior, de Dilma Rousseff e do PT em 12 anos é a questão dos Direitos Humanos, sobretudo no que tange a política carceraria.

Sim, as cadeias são responsabilidade dos governos estaduais. Não, isso não tira a responsabilidade do governo federal.

É inadmissível que ainda em 2014 tenhamos casos como presos sendo decapitados e cadeias superlotadas, cadeias sendo privatizadas e o governo federal assistir a isso tudo como se nada fosse.

Sim, houve ações: Alguns direitos LGBT recentemente garantidos {{não acredite em mimG1}}, Política Nacional de Saúde para Presos, também recentemente adotada {{não acredite em mim –  Portal Brasil}}; enfim, pouco. Quase nada.

Assim como deveria ser inadmissível ter um modelo de privatização dos presídios, como o que ocorre hoje em MG {{não acredite em mimR7}}. Ao contrário do que prega a matéria do portal R7, a privatização dos presídios apenas contribui para que o sistema jurídico tenha ainda mais, digamos, apreço pela decisão de manter o suspeito em regime fechado.

Dado real é que os EUA são o líder em presídios privatizados e, veja você, o líder em população carcerária. Não é lá um bom exemplo.

Mas o que dizem Dilma e Marina a respeito do assunto ?

{{Crédito da foto: mlhradio}}

{{Crédito da foto: mlhradio}}

O Programa de Governo de Marina Silva reserva, de suas 244 páginas, 1 linha e meia para a questão {{não acredite em mim – página 205}}. Note que eu não disse 1 página e meia, disse 1 LINHA e MEIA {{LINHA}} para a questão {{já é mais do que reservou ao pré-sal, dirá o petista aloprado, sem faltar com a verdade}}:

  • Pôr fim às condições desumanas nas prisões e às abordagens inadequadas nas ações policiais.

Não diz como, não diz de que forma as condições desumanas terão fim. Ou seja, traduzindo em miúdos, não diz absolutamente nada, afinal, fim às condições desumanas nas prisões é desejo de 100% dos brasileiros, mesmo os que são favoráveis à pena de morte.

Tá legal, mas o que diz o Programa de Dilma Rousseff {{não acredite em mim – PDF, página 23}}?

  • O Programa de apoio ao Sistema Prisional destinou, no governo Dilma, R$ 1,1 bilhão para que os estados possam ampliar e construir unidades prisionais, gerando 47.419 novas vagas.

É mais direto e tem o dobro {{3 linhas, grande coisa…}} do que o programa de Marina. Mas também não diz uma vírgula sobre o tratamento desumano dentro dos presídios.

Sim, aumentar o número de vagas do sistema carcerário é uma das coisas necessárias. Mas, talvez, a menor delas. Nenhum partido de esquerda deveria aceitar um governo seu {{ainda que de coalizão e, portanto, necessariamente mais à direita que o partido}} ignorando solenemente esta questão.

Mas, como ninguém fala e ninguém dá a mínima para os presos, ficamos com isso mesmo.

Espalhe a notícia