Faz um tempo que é cool xingar o Partido dos Trabalhadores (PT, petralhas, etc.).  E como bom polemizador que é, este blog resolve sair das entranhas sujas dos esgotos {{ainda que não receba meus 70 mil por mês – não acredite em mim}} para criar uma pequerrucha briga contra o status-quo {{porque eu também tenho direito de me supor grande, ok ?]}.

{{Crédito da foto: Renato Stockler, #JornalistasLivres}}

Este blogueiro passou nos últimos trinta dias, a caminhar junto de pessoas tão díspares quanto interessadas no PT {{seja para destruir ou construir}}.

Conversei com as crianças que odeiam a Dilma sem saber o motivo, andei ao lado de Bolsonaros e Sem-Teto, conversei até com um segurança armado que chamou a Frente de Luta por Moradia de craqueiros {{ainda que essa parte não tenha entrado na reportagem}} e nada disso me fez achar que é mó legal xingar o PT.

Sem dúvida, o PT faz e fez muitas caga coisas que nos decepcionaram. O ajuste fiscal no início do ano, sobretudo em sua forma, mais que o conteúdo {{o conteúdo também, mas a forma foi pior}}, a ausência de contraponto nas grandes fortunas, bla bla bla whiskas sachê.

Mas tem coisas, que só rindo…

pt

Note que não é um fulano revoltado online quem diz. É alguém, teoricamente, de esquerda, afinado com os valores que este blog preza, etc.

O PT estava  destinado à destruição desde quando nasceu

O sujeito {{e muitos outros sujeitos fazem o mesmo, quem sabe se você mesma, pequena leitora, já não o fez, hein?!}} decreta que o PT é um natimorto e, pasmem, que sua destruição começou no momento em que assumiu o poder. PUXA, QUE BACANA!

Eu sei, tá na moda, a gente até ganha uns dois likes no facebook e tal, mas, sério, é pra levar a sério ? Vou supor que sim.

É verdade que os bancos nunca lucraram tanto quanto com Lula, como é verdade que as reformas estruturais não saíram. Também é verdade que o nosso amigo barba preferiu a conciliação quando tinha tudo para radicalizar, eu sei que tudo isso é real.

Mas pergunto, ingênuo e polêmico que sou, e o resto ? Jogamos fora, enfiamos no forninho da Giovana? Eduardo Galeano, recém falecido, disse certa vez:

A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.

É lindo sonhar com o socialismo real {{ainda que boa parte dos que o pedem nunca tenham lido seriamente a respeito}}, mas caminhar é preciso. É lindo dizer: O PT é isso. O PT é aquilo. E de qual PT você se refere, amig@ ? Porque eu tenho aqui um documento com 162 páginas de diversos PTs diferentes com visões de mundo diferentes e caminhos que desejam ao país diferentes {{não acredite em mim – PT}} e não consigo supor que qualquer um defina isso tudo em uma frase. Desculpe.

A foto de capa é da Dona Sônia{{Crédito da foto: Jardiel Carvalho – R.U.A Foto Coletivo }}. Ela tem 62 anos, 5 anos de combate na Frente de Luta por Moradia. Ela ganhou de presente uma bomba de gás lacrimogênio da PM do nosso querido governador. Ela estava lá para ajudar ocupar um prédio que está passando ao poder público. Mas porque o filho dela precisa.

A Frente de Luta por Moradia tem um lugar e um voto no Conselho Municipal de Habitação da Cidade de São Paulo. Tem porque o prefeito do PT abriu espaço e diálogo.

E se podemos reclamar que a política habitacional de Haddad está muito aquém do que sonhamos nossa utopia e a realidade de Dona Sônia, pergunte a ela o que ela pensa de um prefeito que deu voz ao movimento que lhe deu casa.

{{Crédito da foto: Ricardo Setton}}

{{Crédito da foto: Ricardo Setton}}

Fechamos o PT ? Encerramos esse partido canalha, vendido, errático, burguês?!

E na próxima vez que eu me reunir com o povo da FLM, digo o quê? Se virem com Russomano ? Peçam uma audiência com a Lu Genro {{perdão, Lu, me dei intimidade}} que ela chora junto com vocês ?

Sejamos realistas e pragmáticos, humanos. Realistas a ponto de saber que o único partido de esquerda com capacidade real de governar o país é o PT {{pelo menos hoje, antes de esperarmos o trabalho de formiguinha dos amigos do PSOL, PSTU, PCO e afins}}. Pragmáticos o suficiente para xingar o PT naquilo que ele merece, sem desqualificar sua história e presente.

~~ Pausa para anedota~~

Quando eu era criança eu via meus pais como dois super-heróis. Depois virei adolescente e concluí que ambos eram o capeta em forma de gente. Daí eu cresci e passei a enxergá-los como adultos, com defeitos e qualidades.

~~Fim da Pausa para anedota~~

O PT tem erros ? Um monte. Uma bíblia deles. Este blog, sempre que possível, faz a crítica, como fez, duramente {{UEPA!}} falando da comunicação do partido. E se soma às ruas quando elas forem cobrar do governo uma política mais social, menos mercadológica.

Mas não me peçam para usar de frases feitas, bonitas aos ouvidos, frases da moda. Não me colocarei ao lado de quem ignora a história e o presente do PT {{não faz 2 meses que a mesma Dilma garantiu o aumento real do salário mínimo até 2019 – não acredite em mim}}.

Saio ao lado de quem for preciso para cobrar o governo de que ele precisa vir mais à esquerda. Mas não me peçam para esquecer o que o PT fez de bom em prol de uma utopia que ignore a realidade.

Porque eu sou incapaz de dizer para a Dona Sônia: se vire, querida. O PT era vendido.