Escolha uma Página
Espalhe a notícia

A questão veio à tona depois do jogador Danilo ter chamado Manoel (no jogo Palmeiras x Atlético Paranaense) de macaco…

E não foi o primeiro exemplo. Ironicamente o treinador do Danilo foi punido por ter feito algo semelhante…

Único jogador na história do futebol a ser punido esportivamente por racismo



Apoie o Jornalismo Independente

 

A questão não é simples como pode parecer. É claro que racismo é crime e merece punição.

Também não há dúvidas de que o jogador Danilo do Palmeiras foi racista ao xingar Manoel do Atlético Paranaense…

http://www.youtube.com/watch?v=tQhB1Y-Obdc

Mas não são poucos os jogadores que interpretam as agressões em um jogo de futebol de maneira diferente de agressões “comuns“.

Houve outro caso, há um tempo atrás, de um jogador brasileiro que saiu de campo acusando um jogador argentino (Desábato) de racismo. A questão foi levada à delegacia, o argentino passou a noite preso (num evidente caso de xenofobia) e, posteriormente, o próprio Grafite (é o apelido do rapaz, não me acusem vocês de racismo) disse que a história foi apenas para criar caso. {{não acredite em mim}}

Vamos esquecer, por hora, a questão do racismo. O jogador Manuel revidou a cusparada e agressão verbal com um gesto bem mais simples, dando um pisão enquanto o jogador estava ao chão {{não acredite em mim}}

Sinceramente quando comecei a  escrever este post achava que não deveria ser feito nada, por se tratar de uma coisa de jogo.

Depois fiquei pensando que os dois deviam ir à delegacia: um por agressão e outro por racismo. Mas, pensando melhor, uma ‘pseudo-cabeçada’ não justifica uma cusparada. E nada justifica o racismo.

Como o jogador Danilo não foi expulso nem pela cusparada, nem pelo racismo, acredito justificada, embora completamente errada, a ação do jogador Manoel.

Mas acho que ambos deveriam ser punidos no âmbito desportivo. E racismo é mais grave que o pisão.

Ir à delegacia me parece demagogia do Atlético. Mas não duvidem, com toda certeza vai aparecer um promotor querendo punição exemplar. Eles adoram uma chance de aparecer…

Espalhe a notícia