Escolha uma Página
Espalhe a notícia

É assassinato de motoboy, é sequestro, é roubo dentro de delegacia e não é por acaso que as últimas notícias dão conta de que o número de Policiais Militares em São Paulo que necessitam de apoio psicológico aumentou em 46%.

Hoje, diferente de ontem, não farei uma crítica ferrenha à matérias esdrúxulas, hoje vou falar da PM. Se quiser ler mais críticas da imprensa, visite o próximo post.

Eu não sou daqueles que confiam na PM. Não sou do tipo que acha que se um carro da polícia estiver parado ao meu lado eu estarei mais seguro. Aprendi, na marra e na base de tapas, que a PM nem sempre está ao lado da população.

Digo isso para já deixar claro a minha posição. Acredito que a PM precisa de um preparo psicológico anterior ao início dos trabalhos e não posterior como é feito hoje em dia.



Apoie o Jornalismo Independente

Se você der uma pesquisada verá que não são poucos os casos de erro de avaliação dos policiais. Mas eu não sou a Veja, eu quero ir um pouco além…

Antes de mostrar algo que considero um absurdo quero esclarecer que:

Oficial da PM: Cargos de chefia (argos de chefia, comando e direção). São os tenentes, capitães, majores, tenente coronéis e coronéis.
Soldado da PM: Os soldados estão na base (elementos de execução), e pertencem ao quadro de praças (soldados, cabos, sargentos e subtenentes).

Muito bem. Agora veja o que é necessário para ter um cargo de chefia na PM de São Paulo:

Sem-Título-3Clique para ampliar
Repare que é feito um teste psicológico, mas em nenhum momento se fala em treinamento psicológico. Aliás, não se fala em treinamento nenhum, o que é mais grave.
Mas bem, dirá um ou outro, esse não precisa tanto de um treinamento pois não fará, necessariamente, ações em campo, irá coordenar mais ações do que executá-las. Só isso já seria motivo suficiente para um treinamento, mas ok. Vamos aos soldados da PM. Veja os requisitos:
PM2 Clique para ampliar
O resultado prático disso são aberrações como estas:
Sem-Título-5

Não estou dizendo que a PM é feita só desse tipo de notícia, até porque há outras aberrações… Temos o caso da mulher que foi assaltada dentro da delegacia de Salto – SP {{a mesma delegacia que uma semana depois desse episódio foi atacada por bandidos, para as bestas incapazes de qualquer raciocínio, sei que PM fica em batalhão e quartel e civil em delegacia, mas o meu argumento continua o mesmo}}, temos o caso do ladrão que fugiu correndo de uma viatura {{inacreditável? não acredite em mim}}

Enfim, toda a sorte de aberrações que poderiam ser evitadas com um simples treinamento psicológico e prático.


E agora, você acredita quando eu digo que não me sinto seguro ao lado da PM?
Espalhe a notícia