Escolha uma Página
Espalhe a notícia

O que faz o resultado das pesquisas eleitorais serem tão diferentes? Hoje o blog tenta explicar qual a razão que faz o Datafolha indicar vantagem pequena de José Serra e a Vox Populi e o Ibope darem vatangem mais considerável à Dilma

Em que país vivemos? Pois a pergunta parece ter, ao menos, duas respostas se para isso considerarmos as pesquisas eleitorais. Veja {{não a revista!}}:

{{não acredite em mim}}



Apoie o Jornalismo Independente

voxpopuli {{não acredite em mim PDF}}

Se no Datafolha Serra possui 37% das intenções de voto no Vox populi ele possui 33%, mas a diferença gritante não está aí, mas nos votos de Dilma. Na primeira ela possui 36% das intenções enquanto na segunda ela possui 41%, uma diferença de 5 pontos.

Em qual acreditar? Eu tenciono a achar que o Vox populi tende a corresponder mais à realidade, não por dar o resultado que eu gostaria {{e vejamos se você é esperto o bastante para me xingar de petista}} mas por estar mais próxima da pesquisa IBOPE cujo resultado aponta:

ibope{{não acredite em mim}}

Ou seja, Dilma aparece com 39% e Serra com 34%.

Antes que me acusem de teorias conspiratórias, resolvi investigar um pouco o motivo de tantas discrepâncias, partindo sempre do princípio errado de que os institutos são isentos {{e aqui vale lembrar que a pesquisa IBOPE foi encomendada pela rede Globo, a Vox Populi foi encomendada pela rede Bandeirantes e a Datafolha pela própria Folha de São Paulo}}, para tal analisei as pesquisas Datafolha e Vox Populi {{porque eu quis}}.

Datafolha: datafolha_metodo {{não acredite em mim}}

Vox Populi:

vox_amostra
{{não acredite em mim PDF}}

 

Ou seja, enquanto o Vox Populi procura respeitar certas margens proporcionais, atingindo cidades e populações rurais, o Datafolha faz sorteio de algumas cidades apesar de manter sempre em suas pesquisas as principais capitais.

E antes que venham os teólogos das maldições {{nome recém criado às criaturas que tem certeza de tudo e que, portanto, não precisam entender nada}} explico logo que os dois métodos são válidos e aprovados pelo TSE. E que o Datafolha sempre fez suas pesquisas desta forma, de maneira que não existe aí nenhuma parcialidade intencional.

O caso é que as pesquisas devem se igualar a partir do próximo dia 17, quando terão início as propagandas em rádio e televisão.

Espalhe a notícia