Escolha uma Página
Espalhe a notícia

Alguns dos erros de José Serra e alguns acertos de Dilma Rousseff para tentar explicar o resultado da campanha presidencial. E, claro, não pude deixar de espezinhar na imprenÇa…

Verdade seja dita Dilma não é nenhum poste. Verdade seja dita, o único poste que surgiu nestas eleições foi a tal Weslian, que não merece sequer o título de ‘mulher’, tal a vergonha a que se submeteu.

A primeira coisa que me vem à cabeça são os comentários de tantos ‘analistas políticos’ que fazem jus somente às quatro primeiras letras da expressão. Por quê? Ora, porque passaram 4 anos dizendo que Lula não faria sucessor.

Depois, quando ficou claro que Lula faria uma sucessora, falaram que ele não conseguiria transferir votos. Depois, quando transferiu boa parte deles, passaram o tempo todo criticando as pesquisas eleitorais (sim, ontem, antes do final das apurações) por não acertarem a diferença entre Dilma e Serra.



Apoie o Jornalismo Independente

Depois, hoje, quando ficou claro que as pesquisas acertaram (Dilma 56% contra 44% de Serra) destacaram uma única frase, retirada de um discurso de 25 minutos, como intuito de desqualificar a já eleita, Dilma.

“Vou bater à porta de Lula para pedir conselhos”

Não destacaram, por exemplo, o compromisso de Dilma com as mulheres brasileiras. Não destacaram a frase, em minha humilde opinião, mais importante de todo o discurso:

“Os pais agora podem olhar nos olhos de suas filhas e dizerem: ‘você pode’ ”

Não sou nenhum analista, mas me parece muito mais simbólico. Muito menos machista.

Dilma ganhou, dizia eu, principalmente pelos erros de José Erra. Ganhou porque o candidato tucano não soube atrelar em si uma imagem de oposição.

Serra colocou o presidente Lula em seu programa de governo. Depois disse que essa mesma figura estava contra a liberdade de imprensa. Serra disse que Marina estava mais próxima do mensalão e de Dilma do que ele mesmo, José Erra.

Erra não soube articular uma aliança forte com o principal partido aliado, DEM. Não soube, por exemplo, trazer um nome de força nacional para sua chapa. Não sou eu quem diz, veja:

Dilma, por sua vez, teve o acerto importante de negar ser um poste sem negar ser aliada do governo Lula. Soube costurar uma importante aliança com o PMDB que lhe deu um tempo significativo no 1º turno.
Errou, em minha opinião, ao se deixar levar pelas discussões abortivas {{com todos os trocadilhos implícitos}} e demorou demais a divulgar um plano de governo consistente, como fez nos últimos dias de campanha, divulgando planos específicos.
Conforme minha análise do 1º turno, o PSDB sai como vitorioso no Executivo, muito embora tenha perdido o principal cargo, mas sai como perdedor no campo Legislativo. Não apenas pelo número de eleitos, mas principalmente pelos candidatos que foram eleitos. As principais lideranças perderam espaço.
Dilma ganhou. Será a primeira mulher presidentA do Brasil. E a quarta a governar o povo brasileiro {{Dona Maria I, Imperatriz Leopoldina e Princesa Isabel}}. Não é pouca coisa, não senhor.
E segurem as mulheres, que estão com tudo e não tão prosa.
Espalhe a notícia