Escolha uma Página
Espalhe a notícia

O carnaval de São Paulo terminou em briga {{Freud explica?!}}, confusão e queima de carro alegórico. Mas isso justifica a distorção dos fatos?!

Antes de qualquer coisa é preciso deixar claro os fatos. O primeiro e mais estranho foi a troca de dois jurados com apenas um dia de antecedência. Um deles afirmou que seria jurado no Rio de Janeiro e o outro alegou “motivos emocionais”. O fato, que não é comum, gerou uma discussão e atraso no início das apurações.

No momento da interrupção, a Mocidade Alegre liderava a apuração e era a única com notas 10 em todos os quesitos avaliados. Faltavam ser lidas as duas últimas notas do último quesito.

Instantes antes da confusão, Neguitão começou a protestar contra a apuração, e integrantes da Camisa Verde e Branco se juntaram a ele, rompendo a barreira de segurança da área onde eram lidas as notas. Integrantes da Vai-Vai ameaçaram agredir fotógrafos que faziam imagens de Neguitão.

{{não acredite em mim – folha de SP}}

A reportagem afirma que um integrante da Vai-Vai e alguns da Camisa Verde e Branco estavam no que {{insinua a reportagem}} teria sido o início do problema todo. Então o que justifica a seguinte foto de capa:



Apoie o Jornalismo Independente


Não, ansiosa leitora, não estou negando a participação de torcedores da Gaviões da Fiel na confusão, apenas me pergunto porque a foto abaixo não foi a escolhida:

Ou ainda:

As duas representam melhor o que houve. Mas a imprenÇa insiste em abordar o tema como se fosse um problema dos bandidos do futebol.

Ninguém questiona, por exemplo, a nota 8,9 tirada pela Gaviões da Fiel no quesito evolução. Foi a única nota abaixo de 9 entre todos os jurados e todos os quesitos. No mesmo quesito, ressalte-se, a Gaviões recebeu notas entre 9,5 e 9,9. Não há uma única nota na imprensa sobre a disparidade entre os jurados.

Há e não é de hoje uma certa onda para que se tire do carnaval as escolas de samba ligadas às torcidas organizadas. Em anos anteriores já fizeram o disparate de colocar Mancha e Gaviões numa disputa separada das demais escolas, com a desculpa do acirramento de ânimos.

E não pergunte quem foi o Jenio que concluiu que se elas disputassem só entre si seria menos tenso que se disputassem entre todas, porque para isso não há respostas…

Houve uma confusão enorme neste carnaval, que culminou com as brigas que todos vimos. Todas as escolas envolvidas devem ser punidas. Mas a punição não deveria ter nada a ver com o futebol.

É preciso apurar porque raios o jurado ficou deprimido na quinta que antecede o carnaval {{isso é possível?!}}. Porque demônios as escolas não se revoltaram antes e quem está envolvido na confusão.

A campeã, Mocidade, só levou nota 10. Isso é estranho? Não sei, decida você nobre leitor.

Mas antes de decidir saiba que em 2008 a mesma Mocidade foi campeã junto com a Vai-Vai, também só com notas máximas{{não acredite em mim}}. E que em 2010 a Rosas de Ouro também levou 10 em todos os quesitos{{não acredite em mim}}.

Só o que não dá é para comprar essa briga com torcida organizada. Porque isso é medo de um movimento social organizado. Queira você ou não. A Gaviões, Mancha, Dragões da Real e no ano que vem a Independente farão o carnaval de São Paulo. E isso não tem nada de ruim.

É preciso compreender que a população tem todo o direito de se unir em agremiações. E que achar isso ruim é só um ranço, de um passado nem tão distante assim. E um certo medo, de que elas resolvam pensar em mais que futebol e carnaval.

Já pensou se pensam, por exemplo, em democratização da imprensa?

Espalhe a notícia