Saiu mais uma pesquisa do Datafolha para as eleições presidenciais de 2014. Cenários com Marina como candidata e Marina como vice deixam claro que quem deve temer por sua candidatura é o PSDB e não o PT.

{{Crédito da foto:{link url="http://www.flickr.com/photos/pedrohcorrea/5198140111/sizes/o/in/photolist-8VkPXn-9YiiEH-bxtkD9-99TSkM-d9oyCm-d9oysE-d9oym5-8G4o8B-8RQ5T3-dhAxSa-dhAxzN-dhAyif-dhAy1W-dhqFYw-bxtkGU-bLo2LK-bLo2Hx-bxtkN1-8PBTQ9-9yztfZ-f9p24R-dgrk8t-8FTmVH-dAjfhC-93DXrj-bjgjF4-9KbZzv-7NkBCJ-ee6MXb-aoeCaJ-aoetpf-f3ycPx-cWF2Ns-domfcy-dhvGXH-8DZECU-dhPHGn-diHLM1-dhtQ75-drhbH8-8PBZEC-8XtKWi-9w2U65-cT5bEs-apwzV4-diQmfx-eEyvvB-fb2RYD-deNWZU-8ThTrd-8EP3yQ/" target="_blank"}Pedro Corrêa{/link}}}

{{Crédito da foto:{link url=”http://www.flickr.com/photos/pedrohcorrea/5198140111/sizes/o/in/photolist-8VkPXn-9YiiEH-bxtkD9-99TSkM-d9oyCm-d9oysE-d9oym5-8G4o8B-8RQ5T3-dhAxSa-dhAxzN-dhAyif-dhAy1W-dhqFYw-bxtkGU-bLo2LK-bLo2Hx-bxtkN1-8PBTQ9-9yztfZ-f9p24R-dgrk8t-8FTmVH-dAjfhC-93DXrj-bjgjF4-9KbZzv-7NkBCJ-ee6MXb-aoeCaJ-aoetpf-f3ycPx-cWF2Ns-domfcy-dhvGXH-8DZECU-dhPHGn-diHLM1-dhtQ75-drhbH8-8PBZEC-8XtKWi-9w2U65-cT5bEs-apwzV4-diQmfx-eEyvvB-fb2RYD-deNWZU-8ThTrd-8EP3yQ/” target=”_blank”}Pedro Corrêa{/link}}}

 

Logo que Marina foi impedida pelo TSE de validar seu novo partido, Marina Silva iniciou seu discurso insinuando que Dilma e o PT seriam responsáveis por uma espécie de boicote, inviabilizando assim, sua candidatura à presidência da república.

Mas eis que sai nova pesquisa Datafolha. E o que vemos?

O Cenário A, mais provável, mostra Dilma disputando com Aécio e Campos.

Eleições 2014, Marina, Dilma e Aécio

{{{link url=”http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2013/10/78567-um-novo-cenario.shtml” target=”_blank”}não acredite em mim{/link} – folha de São Paulo}}

O cenário B, bastante improvável, mostra Dilma disputando com Aécio e Marina.

Eleições 2014, Dilma, Campos e Aécio

{{{link url=”http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2013/10/78567-um-novo-cenario.shtml” target=”_blank”}não acredite em mim{/link} – folha de São Paulo}}

 

Marina Silva ocupa o segundo lugar, deixando o PSDB para trás. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos. Dilma perderia 3 pontos, Aécio perderia 4. Mais importante, Aécio deixaria de ir para o segundo turno, deixando a disputa polarizada entre Dilma e Marina.

Dilma não ganhou a eleição de 2012 no primeiro turno. E ainda que o marqueteiro-sonhador, João Santana, diga que a vitória se dará em 1 turno só, o blog acha que este cenário é pouquíssimo provável.

Lula não venceu a reeleição no primeiro turno e, sabemos, tinha muito mais apoio popular {{e da militância}} que a própria Dilma. Houve um desgaste que contribuiu para o segundo turno {{‘mensalão’}}, desgaste que a oposição faz questão de manter {{sem se dar conta de que ele não ganha  votos, o que é bom para Dilma}}.

O outro cenário é com José Erra no lugar de Aécio Neves {{que o blog aposta, sem muita convicção, será o cenário real das eleições de 2014}}. Muita gente acha este cenário impossível, mas alguns fatos indicam que pode não ser assim, tão impossível.

Primeiro o fato de José Erra não ter saído do PSDB para ingressar no PPS {{de Soninha e Bob Freire}}. Depois que este fato levou o PSDB a dizer que não mais anunciaria a candidatura de Aécio em outubro, como todos esperavam, mas que anunciaria a candidatura do PSDB em março, apenas.

Depois pelo conhecido manejo político de José Erra em destruir candidaturas {{perguntem à Roseana Sarney}} e da também conhecida falta de manejo político de Aécio Neves. Basta ver que, enquanto Marina Silva negociava com Eduardo Campos, Aécio estava em Nova Iorque, dando palestras.

Isso tudo me leva a crer que poderemos ter uma surpresa no PSDB ano que vem. Mas, voltemos à pesquisa.

O cenário C, mostra Dilma disputando com Erra e Campos.

Eleições 2014: Dilma, Serra, Marina

{{{link url=”http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2013/10/78567-um-novo-cenario.shtml” target=”_blank”}não acredite em mim{/link} – folha de São Paulo}}

O cenário D mostra Dilma, Erra e Marina.

Eleições 2014, Dilma, Serra e Campos

{{{link url=”http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2013/10/78567-um-novo-cenario.shtml” target=”_blank”}não acredite em mim{/link} – folha de São Paulo}}

Num cenário com José Erra, Marina também tira mais votos do PSDB do que do PT. São 3 votos de Dilma e 5 de José Erra.

Conhecimento dos candidatos

Outro fator que é preciso levar em consideração {{e que poucos costumam levar}} é o grau de conhecimento dos candidatos, pelo eleitorado.

Muitos dos que apostam na Marina como candidata à frente do PSB {{o que o blog duvida fortemente}} levam em consideração estas pesquisas e as intenções de voto dela hoje. O problema é que Marina, Erra, Aécio e Dilma são bastante conhecidos do eleitorado brasileiro, enquanto Campos ainda tem como crescer.

A teoria é confirmada pela pesquisa Datafolha:

Grau de conhecimento do eleitorado

{{{link url=”http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/10/1355617-com-campos-e-aecio-dilma-vence-eleicao-no-primeiro-turno.shtml” target=”_blank”}não acredite em mim{/link} – folha de São Paulo}}

Enquanto Dilma, Erra e Marina são conhecidos por mais de 80% do eleitorado e Aécio está bem próximo dos mesmos 80%; Campos só é conhecido por 57% do eleitorado.

Em tempo: Porque não vemos pesquisas eleitorais para o Governo do Estado de São Paulo? O blog aposta que é pelo crescimento de Padilha e queda acentuada de Alckmin.

Compatilhar
Share

É curioso o bastante para falar sobre qualquer assunto e inteligente o bastante para saber que quase sempre estará errado.

  • William

    Eu acho que o Campos vai mirar em 2018 ou 2022…. Acho que Marina e Erra saem candidatos.

    • Se isso acontecer serão duas demonstrações:

      1. Marina aprendeu a fazer política de verdade.
      2. Edu Campos desaprendeu.

      Como que ele vai perder o controle do próprio partido? Um mês depois da eleição a Marina vai fundar o partido dela e migrar e ele vai sobrar com a vice? Acho muito pouco. Vale lembrar que houve conversas neste sentido entre PSB e PT (ele sendo vice da Dilma) e ele não quis…