Escolha uma Página
Espalhe a notícia

Eis que finalmente a Dilma anunciou a tal Reforma Ministerial. Cortou ministérios, não deu bilhão {{não acredite em mim}}, mas acalmou, aparentemente, a base aliada. Mas a esquerda reclama e diz que Dilma entregou o governo. Afinal, quem tá certo?

20151002092407

Jefferson Monteiro, sujeito que aprendi a respeitar, é/era o responsável pelo perfil da Dilma Bolada no twitter e no Facebook.

Ignorando completamente o fato de que o contrato do Jefferson não foi renovado {{o valor é público e notório mas o blog se recusa a dar, por questões de “problema dele, pombas”}} e soa como uma questão mais particular do que conjuntural o rompimento, os argumentos do Jefferson são repetidos por boa parte de nossa militância.



Apoie o Jornalismo Independente

Trocou o governo pelo cargo.

Opa! Peraí, meus amiguinhos esquerduchos. O governo, por definição, não é dela. Antes da Reforma Ministerial de Dilma, o país já havia eleito um congresso conservador. Culpa de quem? Bom, se você é das que preferem um eufemismozinho, pode culpar a democracia. Mas se quiser achar uma culpada de verdade, aí, sinto informar, ela te espera na frente do espelho.

COMO ASSIM, BLOGUEIRO SALAFRÁRIO, QUE A CULPA É MINHA?? EU NÃO VOTEI NO CUNHA!

Muita calma nessa hora, senhor leitor, lindíssima leitora. Não votou, mas também não convenceu um número suficiente de eleitores para que não votassem nele. É ou não é? Claro que sim.

Eis o dilema da democracia, Jefferson, a parte boa é que quando ganha alguém que a gente não gosta, ele tem de nos aturar. A parte ruim é exatamente a mesma.

São 3 poderes, com força {{teoricamente}} igual. O Executivo é refém do legislativo? Tanto quanto o Legislativo é do Executivo. Negociar e dialogar é parte do governo da Dilma. Parte que tem sido muito mal feita, diga-se.

Mas e agora, José?

Agora o PMDB passa de 6 ministérios entre 39 para 7 ministérios de 31. Ganhou mais força ? Sim, bem mais.

A notícia mais esperada do ano se concretizou, Janine caiu. Janine, técnico e acadêmico excelente, chegou no ministério sem que o país entendesse bem como. Não tinha com ele nenhuma força política, nenhuma legitimidade social {{mérito ele tinha e ninguém discute isso}}. Era, portanto, o primeiro de qualquer lista a ser cortado.

Para os que não gostam do Mercadante {{por exemplo este blog}} a má notícia ficou por conta dele no lugar de um competente. E a expectativa de novos atrasos no Fiés. A boa notícia, no entanto, é que ele perdeu bastante poder e terá em seu lugar Jaques Wagner {{que parte do PT odeia por conta da PM baiana, com certa razão}}, ministro articulado e muito mais competente para a pasta.

Os que não gostariam de ver a Secretaria de Mulheres e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial perder poder {{este blog, por exemplo}} podem lamentar a fusão das duas com os Direitos Humanos, no marqueteiro nome de Ministério das Mulheres, Negros e Direitos Humanos. Burocraticamente, no entanto, é boa notícia, já que a pasta terá mais dinheiro do que as secretarias tinham. Simbolicamente, sem dúvidas, uma perda enorme.

Na saúde, um psiquiatra. E tudo que consigo comentar a respeito é que nada mais simbólico do que um psiquiatra para a saúde dos brasileiros nessa conjuntura. Ele é do Cunha? Já foi mais, muito mais. Hoje não se dão tão bem… O nome do Cunha nos ministérios é o da Ciência e Tecnologia. Que deve cair na semana seguinte à prisão do Cunha.

No Ministério da Defesa outra grata surpresa, Jaques Wagner será substituído pelo igualmente competente Aldo Rebelo. O que deixa metade da esquerda lamentando é o fato de Cardozo seguir firme e forte na Justiça {{cego como ela, inclusive}}.

Na Secretaria de Governo vai Berzoíni, grata surpresa, um político prum cargo onde se faz política.

No perde e ganha, Dilma conseguiu se safar com um nome não tão ruim no Ministério da Saúde {{o que é uma baita vitória, diga-se}} e ainda ganhou um poste do Ciro como ministro das comunicações o que deve garantir pelo menos 1 ministro nos últimos 13 anos de pasta {{quem sabe, né?}}.

O PMDB está mandando no país ? Menos, turminha, bem menos. O PMDB tá mandando nos locais onde ele tem força. Não foi o Satã-Coisa-Ruim quem colocou Cunha e sua bancada no Congresso. Fomos nozes. Idem ibdem para Renan Calheiros.

É o mal da democracia. Os governos são eleitos de acordo com os eleitores. E quando foi a última vez que você viu o país tão conservador? O governo é sempre um reflexo. Por mais de esquerda que ela seja, continua apenas Presidenta do país.

Mas há quem queira, Monarquia, lembram ? Só falta dizer qual deus vai nomear a imperatriz. Mal ou bem, prefiro do jeito que está.

Espalhe a notícia