Escolha uma Página
Espalhe a notícia






Pois eis que acordamos finalmente com uma semi-boa notícia: A Polícia Federal faz busca e apreensão nas casas de Eduardo Cunha. E eis que o nome da tal operação é Catilinárias.

E que diabos é isso, pombas??

Calma, singela leitora e esquecido leitor, o bloguinho explica pra vocês.

Lá nos idos de 63 A. C. {{mais ou menos quando Cunha começou seus esquemas}}, um senador romano de nome Catilina {{e quem disse que o mundo não evoluiu? Imagina nascer com um nome desses??}} foi alvo de uma série de discursos – 4; 2 proferidos ao senado e 2 ao público romano – de Cícero, nome completo Marco Túlio Cícero.



Apoie o Jornalismo Independente

Pois bem, Catilina era bem nascido, mas não muito sortudo. Sua vida financeira não ia lá muito bem e ele precisava dar, digamos, uma guinada nos business {{à época não usavam essa palavra ainda}}. Foi um excelente comandante militar, ainda que sem muito protagonismo e senador romano.

Tentou ele mesmo ser cônsul mas falhou devido a algumas acusações leves, como matar o próprio filho. Quando a crise finalmente chegou – culpa, todos sabemos, do Petrolão, que já àquela época financiava as campanhas do PT –  ele não teve outra saída senão reunir seres da mesma estirpe – nobres falidos – e tentar tomar o poder à força.

Mas, seguindo os ensinamentos de outro mestre um pouco mais conhecido, ele teria conspirado através de Cartas {{#CartadoTemer teria sido escrita em conjunto com ele}}. Exatamente como seu mestre mais conhecido as cartas foram descobertas – por Cícero.

Ele então foi alvo de um processo no conselho de ética da época, mas não havia combinado com Cunha, de modo que não conseguiu atrasar o processo por tempo suficiente. Ele tentou matar alguns dos cônsules, mas – ó tragédia – falhou miseravelmente.

Cícero, um dos alvos da tentativa de assassinato então pronunciou 4 discursos contra ele e com a ajuda dos gauleses {{lembram do Obelix?}} descobriram a carta que o incriminava. Os discursos são bastante atuais – ainda que atualmente ninguém do governo tenha capacidade de discursos tão eloquentes, ou pelo menos não têm a coragem. Por exemplo:

Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há-de zombar de nós essa tua loucura? A que extremos se há-de precipitar a tua audácia sem freio? Nem a guarda do Palatino, nem a ronda nocturna da cidade, nem os temores do povo, nem a afluência de todos os homens de bem, nem este local tão bem protegido para a reunião do Senado, nem o olhar e o aspecto destes senadores, nada disto conseguiu perturbar-te? Não sentes que os teus planos estão à vista de todos? Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem? Quem, de entre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, em que local estiveste, a quem convocaste, que deliberações foram as tuas?

Que há, pois, ó Catilina, que ainda agora possas esperar, se nem a noite com suas trevas pode manter ocultos os teus criminosos conluios, nem uma casa particular pode conter, com suas paredes, os segredos da tua conspiração, se tudo vem à luz do dia, se tudo irrompe em público? É tempo, acredita-me, de mudares essas disposições; desiste das chacinas e dos incêndios. Estás apanhado por todos os lados. Todos os teus planos são para nós mais claros que a luz do dia, e importa que os recordes comigo nesta hora.

Claro que nada disso se aplicaria ao Cunha, todo mundo sabe da reputação ilibada do moço. É verdade que hoje a PF fez busca e apreensão em suas casas… E o que o próprio Cunha tem a dizer sobre o tema?

20151215040010

É, acho que podemos concordar… Mas, Cunha, foi em boa hora?

20151215040337

Pois é, até ele se questiona isso… Diz que a operação é comandada por um certo piloto e tem como nome informal – para não vazar o controlador dela – de Operação Barrichello.

cunha-meme

Por fim, Cunha declarou:

meme-cunha

A vida é cheia de surpresas, não é mesmo?

Espalhe a notícia