É tão difícil ser mulher, manter a pele sempre macia, o corpo sempre magro, fazer aquelas dietas malucas, ter o cabelo sempre liso, nunca poder repetir o vestido.

Ops!  Pera aí!  Será que ser mulher é só isso?!  Para a maioria da sociedade sim, infelizmente.

Nem todas as mulheres do mundo são magras,  loiras dos olhos azuis, até porque isso não teria graça nenhuma,  nem por isso deixamos de ser lindas e desejadas.

Qualquer mulher é,  e deve se achar linda,  independente do que a mídia diz,  não é porque nas passarelas só tem loiras, altas e magras que temos de seguir essa ” ditadura “.

Temos que nos sentir lindas,  maravilhosas mesmo que estejamos gordinhas, mesmo que o nosso cabelo for cacheado, crespo ou azul.  Temos que nos amar pelo que somos. A beleza vai muito além do aspecto físico.

Roupas de marca não mudam e nunca irão mudar o nosso caráter. Somos guerreiras,  cada ciclo para a mulher é uma luta:  desde a adolescência até a 3ª idade; cada fase passamos por transformações físicas e psicológicas.

Nós temos o dom de gerar vidas,  engordamos, inchamos e sofreremos ao dar a luz.

É uma luta constante. Ainda vem a mídia querer nos dizer o que é bonito ou feio?!

Somos o que queremos ser.  Afinal, a beleza está nos olhos de quem se vê.

feminismo8

Josi Nascimento é militante do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e do MSTC Jovens. O texto foi escrito após um encontro das mulheres do movimento (promovido pelo Levante da Juventude), na Ocupação Hotel Cambridge, no centro de São Paulo.

Compatilhar
Share

É curioso o bastante para falar sobre qualquer assunto e inteligente o bastante para saber que quase sempre estará errado.

  • Yasmim mello

    Verdade temos que nos amar acima de tudo. Pois cada mulher tem sua beleza adorei amiga parabéns