Polvilhos e Polvilhantes,
Em São Paulo (capital mesmo) há um jornal chamado Destak. Ele é distribuído gratuitamente em semáforos, estações do metrô, esquinas, etc.
Muito QUE bem. Eis que um dia desses (no caso hoje…) estava eu a ler o tal do ‘Editorial’, parte do jornal onde quase sempre (quase por uma questão de educação) me faz chorar… de rir.
O de hoje estava excepcionalmente gostoso de se ler, especialmente se prestamos atenção a certas frases Mas, antes que me acusem de ser irracional ou coisa que o valha, mando logo a dita-cuja (escaneada porcamente, não só porque sou desleixado, mas porque a matéria não merece muito mesmo…)
Vamos parar de cobrar soluções rápidas e paliativas. Vamos planejar décadas e não mandatos.
Ok, não vamos cobrar criatividade desta gente porque isso seria um exagero sem fim. Mas vamos ligar o cérebro? (faça uma forcinha vai…)
Pensemos de baixo para cima…
Prefeito da cidade onde o tal do André mora (ele disse isso no ‘artigo’): Kassab
Ok, todos sabemos que o Kassab é prefeito, mas a minha bola de cristal diz que, a não ser que algo bizonho aconteça ele terá 8 anos de mandato. OITO.
Governador do estado: José Serra. Ok, ele chegou agora, mas antes dele o governador era um tal de Geraldo Alckimin que entrou em 2001 e saiu logo em 2006. Oras bolas e carambolinhas, se são do mesmo partido, é possível (só possível) que eles tenham um planejamento na mesma direção, o que daria aos dois um mandato pequeno de 9 anos. NOVE. (não vou nem incluir o Mário Covas que era do mesmo partido porque seria muito para a cabeça do pobre André…)
O Presidente Lula completará 8 anos de mandato. OITO.
Uai André… não entendi… Se todos eles, prefeito, governador e presidente têm mandatos de 8 ou 9 anos, ao planejarem mandatos, não estariam também planejando décadas?
É que às vezes a burrice me pega e não larga mais…
Mas tudo bem, eu te perdôo! Só porque você já sofreu “inúmeras situações de alagamento” e anda de bicicleta.
Sério, bateu uma culpa…
Fuçando na internet encontro essa pérola. Um sei lá o que, que fica esmiuçando textos dos outros para tentar dar uma de professor pardal. Depois dá uma de jornalista da Globo e “pinça” uma frase e “esquece” de colocar todo o resto do texto.
Primeiro, quando um político planeja um mandato de 8 anos, ele no máximo, planeja pouco mais de meia década. Meu texto pede para planejarmos “décadas”, pelo menos umas 3. E sabemos que a maioria dos políticos não planeja décadas e no máximo a sua manutenção no poder.
O que eu pedi no texto é que nossos políticos pensassem numa solução a longo prazo, como a recuperação de áreas de várzeas, por exemplo, algo que não dá para ser feito em 8 anos. Sério, você perdeu a oportunidade de ficar calado.