No ímpeto de angariar audiência, vender jornais e ‘estar na boca do povo’ a mídia não fica sequer vermelha ao fazer das notícias novelas mexicanas…
Imaginem os senhores e senhoras que alguém morra atropelado. Não parece das coisas mais incomuns {{embora até certo ponto trágico}} do mundo. Precisa ser noticiado? Não sei, talvez um dia eu faça um post sobre o que acho importante e o que não acho, hoje seria demais arrogante.
O fato é que, ainda que se noticie, não deveria ser tratado como tragédia nacional, e, em geral, não é mesmo.
E eu pergunto aos senhores {{e às senhoras também…}} quem aí já ouviu falar destas pessoas: Alfredo Rufino da Silva Neto ou André Luiz do Santos.
O primeiro tinha 47 anos e o segundo 5 anos. Você ouviu falar de algum dos dois? Não, nem deveria mesmo, ambos morreram atropelados, coisa trágica para a família, quase irrelevante para você. Não digo que é coisa que deve ser ignorada ou não, apenas que deve ser tratada com parcimônia.
{{não acredite em mim}} Clica que aumenta…
A mesma cobertura não foi utilizada para um outro atropelamento. Você certamente já ouviu falar de um jovem chamado “Rafael Mascarenhas”, ou não?
Qual a diferença entre um e outro? Claro, está mais do que óbvio, a diferença é que os pais deste jovem são famosos. E daí? Daí que fazer disso uma novela, global, faz de um atropelamento uma bomba de audiência e vendas.
A mídia está cansada de fazer isso e nós, como bons urubus que somos, estamos cansados de dar voz a este tipo de ação. No entanto o mais grave, em minha opinião, são dois fatores:
-
A punição que terá o culpado da história;
-
A exploração da fragilidade dos familiares envolvidos;
É claro que, provada a culpa, o ser que causou o atropelamento deve ter sua punição conforme a lei. Mas pense a senhora e o senhor que este ser seja julgado por um júri popular. E compare este mesmo júri no julgamento de Alfredo Rufino {{Quem? Leia o post de novo 😉 }}. Não é possível supor que ambos teriam tratamento igual, ou é?!
A primeira coisa que questionei quando vi a "atenção" que a imprensa deu ao caso, foi justamente quantos atropelamentos com morte acontecem todos os dias nas cidades e nunca são comentados. Ainda mais lembrados diariamente por semanas. Infelizmente, como vc mesmo disse, é a própria sociedade dá voz a essa situação, quando prefere ver (e discutir) notícias trágicas a atentar para a ação política e social que leva a esse tipo de situação.
Nao concordo. Os dois primeiros morreram atropelados ponto. O Mascarenhas foi assassinado. é diferente . É diferente nao pq ele era filho da Cissa e do Raul ,mas diferente porque envolveu 10 mil reais de propina para policiais, a impunidade do corruptor que anda livre leve e solto pelas ruas corropendo mais e mais. Acho que todo caso de propina tem que ser muito bem alardeadoTeresinha Cristina reis Pinto
@teresinha cristina pintoVocê não sabe, Teresinha, se eles foram "assassinados" ou só atropelados. Bem como o Mascarenhas, já que o caso ainda não foi julgado.Mas como você é minha mãe eu deixo vc falar o que quiser, tá?!bjks
Assassinado? O Mascarenhas? Queria ver se fosse o filho de "qualquer um" que tivesse num tuneo quase 4 horas da manha numa das cidades mais violentas do Brasil.. pra isso só teria uma frase: é falta de mãe! Assissinado por que era um "pega"? Quer dizer que manobras imprudentes (como foram os casos de Alfredo e André) é um simples atropelamento pra você? Ah, tenha dó! Assiste menos a globo Teresinha!
É por essas e outras que desisti de ser jornalista.
Como vc sabe que os outros dois não foram assassinados Teresinha? Com certeza o rapaz que atropelou merece ser julgado de uma maneira severa, pois cometeu um crime. Há outro fato, o túnel estava interditado para ambos.Com certeza tb não gosto da abordagem feita pela Globo, já que estão querendo julgar o caso antes mesmo de um júri. Isso ficou comprovado nas reportagens, uma vez que se referiam ao Rafael como vítima, e ao rapaz como o ATROPELADOR do filho da atriz Cissa Guimarães. Através dessa manobra fica muito clara a intenção da globo de cravar sua opinião perante a população.
dal diz. temos que falar destas midias podres que assolam este pais, mania de prejulgar certos fatos.