Plano Nacional de Direitos Humanos ou “a tentativa petista de censura à imprensa” segundo a ImprenÇa, de uma maneira geral. Vejamos o que tanto desagrada nele…
Os senhores e senhoras ouvirão, com toda certeza, na reta final do 2º turno uma história de “PT é contra a liberdade de ImprenÇa”, Lula e Zé Dirceu {{o demônio}} querendo, como sempre calar a imprenÇa.
Fato, senhoras, é que o que o presidente Lula permitiu que seu ministro Paulo Vannuchi da Secretaria Especial dos Direitos Humanos que ganhou, graças a Lula, status de Ministério, outra diferença ideológica entre PT e PSDB. Eis que o tal Ministério resolveu brincar de ser atuante e lança logo um PLANO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS – III.
Uau! Mas começou logo no III ? Não, batatinha, o FHC lançou outros dois, que foram sumariamente ignorados por sua memória {{e, eventualmente, pela minha}}. Bom, mas o que demônios tem isso aí com essa história de CENSURA ? Eu mostro o pau e mato a cobra {{ou algo assim}}:
a) Propor a criação de marco legal, nos termos do art. 221 da Constituição, estabelecendo o respeito aos Direitos Humanos nos serviços de radiodifusão (rádio e televisão) concedidos, permitidos ou autorizados. (Redação dada pelo decreto nº 7.177, de 2010)
Responsáveis: Ministério das Comunicações; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; Ministério da Justiça; Ministério da Cultura
b)Promover diálogo com o Ministério Público para proposição de ações objetivando a suspensão de programação e publicidade atentatórias aos Direitos Humanos.
Responsáveis: Ministério da Justiça; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República
c)Suspender patrocínio e publicidade oficial em meios que veiculam programações atentatórias aos Direitos Humanos.
Responsáveis: Ministério das Comunicações; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; Ministério da Justiça
A letra “A”, só para deixar bem explicadinho, diz que é preciso propor leis para o funcionamento da imprensa. Não diz como, nem qual. Entendeu? O simples fato de precisar de um marco legal transforma a coisa toda numa empreitada contra a imprenÇa chorona.
Mais grave que isso é o item “C” que diz claramente que o governo não dará dinheiro publicitário às emissoras que considerar que atentam aos Direitos Humanos. Ou seja, não pagar para publicidade oficial em programas onde um pastor chuta uma santa e coisas do gênero…
No entanto o que será dito e espalhado é somente o ponto “B” que pretende suspender os programas que atentem aos direitos humanos ou a propaganda que faça o mesmo. Foi dito e será repetido que isso permite acabar com a concessão da emissora, fato que não é real. A menos, é claro, que a emissora só tenha programas que chutem santa ou coisa que o valha. Não, os programas do tipo “Datena” não são considerados nesta faixa.
Ah, mas se o Lula reclamar do Jornal Nacional e resolver fechá-lo por críticas feitas ao governo, alegando que o JN atentou contra os Direitos Humanos? Ora, caro leitor, como afirmou meu fiel escudeiro, @DanielBMF, “por isso estamos num estado democrático de direito e não numa corte do século XII” ou seja, traduzindo: O Ministério Público não é controlado pelo presidente.
Se você não acredita na afirmação em negrito peço que me poupe do trabalho e vá logo fazer uma revolução socialista, monarquista ou qualquer outro ista que encontrar, porque é negar a brincadeira de 3 poderes e tudo mais.
Mas isso é o que eu digo. Vamos ao que pensam alguns jornalistas:
Ao que parece tem jornalista favorável à censura. Ou melhor dizendo, os representantes de classe acham que não é censura o ‘tal PNDH – 3’. Porque , de fato, não é mesmo.
Outro fator grave e que atenta à ImprenÇa é o fortalecimento proposto pelo mesmo plano às mídias regionais, ou seja:
e)Desenvolver programas de formação nos meios de comunicação públicos como instrumento de informação e transparência das políticas públicas, de inclusão digital e de acessibilidade.
Responsáveis: Ministério das Comunicações; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; Ministério da Cultura; Ministério da Justiça
f)Avançar na regularização das rádios comunitárias e promover incentivos para que se afirmem como instrumentos permanentes de diálogo com as comunidades locais.
Responsáveis: Ministério das Comunicações; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; Ministério da Cultura; Ministério da Justiça
Lembram do que escrevi a respeito dos temores do Estadão? É o temor de perder a única coisa que ainda resta nos jornais {{já que a rapidez e exclusividade já não restam}} que é a credibilidade. Não dá para divulgar que a greve é mentirosa quando milhares de mídias locais dizem que é e argumentam.
É preciso lembrar também que, ainda que fosse um manifesto nazista, ele tem valor simbólico, apenas. Como assim, seu Caipira?
Assim, pessoa, ele foi escrito pelo tal Ministério e aprovado pela Casa Civil {{Dilma, portanto}} e pelo presidente da república. Foi enviado ao legislativo {{leia Deputados Federais, leia, por enquanto, Tiririca. Viu, que lindo o protesto de votar nele?}} para servir de Norte na hora de se pensar uma lei a respeito.
Sim, senhoras e senhores, muito barulho por nada. Ele poderia ser lido e transformado integralmente em lei {{lembre-se que no Legislativo há representantes da oposição também}} ou transformado parcialmente em lei, ou ainda, ignorado sumariamente {{aparentemente foi o que houve}}.
Excelente artigo.
Muito Obrigado!
Adooooro quando escrevem por mim o que eu gostaria de ter escrito!!! Posso levar seu post pra passear num .net? (com créditos, off course)
Se houvesse censura nesse país não teríamos tantas capas da Veja contra o Lula…
Mas fiquei numa dúvida, se o documento tem valor apenas simbólico, pra que se dar ao trabalho de fazê-lo? Sabendo que haveria mimimi generalizado da imprensa (com isso aumentando a demonização do partido) e não tendo valor, me pergunto pra quê fazer então…
Quando eu disse que não tem valor me referi ao valor legal. É importante que o governo mostre a sua posição ao congresso e tente se posicionar a respeito destes temas.
Ele poderia, se interessasse aos deputados, ser utilizado como ‘guia’ para a proposição de leis com esta temática…
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caro amigo
Infelizmente, não adianta em absolutamente NADA se abitolar em cada palavra do PNDH – 3, afinal, quem vai julgar se estão atentando ou não aos Direitos Humanos?
Quem vai decidir o que é certo e errado?
Claro, o próprio governo! OU SEJA…
Qualquer ser humano alfabetizado, que consegue raciocinar, que estudou história e tem um pingo de bom senso, NÃO VOTA NA DILMA, NÃO VOTA NO PT! (Isso sem considerar a cosmovisão cristocêntrica que todos deveriam ter!)
Que BOM seria se todo brasileiro (cristão ou não) procurasse aprender e entender a atual situação política brasileira.
Que BOM seria se todo brasileiro soubesse verdadeiramente o que é COMUNISMO, MARXISMO, DITADURA MILITAR..
Que bom seria se todo brasileiro soubesse a história do PT e seus aliados, da própria Dilma…
Qual é a REAL INTENÇÃO do governo petista? Poucos sabem..
Imagine que, há algo muito além disso, à nível mundial, que apenas VERDADEIROS cristãos, fundamentados nas escrituras, são capazes de compreender…
AH, mas seria muita utopia da minha parte, não?
A situação está piorando à cada dia…
Boa parte da população brasileira carece em estudo, será que isso já não foi pensado pelo governo? Não podemos negar que é muito mais fácil manipular, enganar e ganhar votos de pessoas BURRAS! E os pobres? Basta dar uma BOLSA FAMÍLIA…
E as poucas pessoas que estudam/pensam, PREFEREM continuar na IGNORÂNCIA.
Por pura opção.
Lamentável.
obs: nunca li um post assim, deve ser uma pessoa muito estúpida e sem noção!
Elton,
Que horror esses petistas,não é?! Gente inescrupulosa! Se você quiser {{eu quero!}} nós podemos iniciar agora mesmo uma milícia armada com o objetivo único de EXTERMINAR essas baratas nojentas, que acha?!
Também não entendo como é que aqueles analfabetos, burros votam no PT… só porque 28 milhões deixaram a linha da miséria e foram para a linha da pobreza? Ou então aqueles outros 14 milhões que deixaram a linha da pobreza e foram para a classe média? A NOSSA CLASSE MÉDIA?! Inadimissível, não é mesmo?!
Eu mesmo considero que SOMENTE CRISTÃOS FUNDAMENTADOS NAS ESCRITURAS é que deveriam votar… só assim para elegermos nosso tão querido Aiatolá Serra!! Mas, de fato, que utopia, essa nossa, né?!
Imagine você que hoje permitem que ateus votem?! Ou que {{nem gosto muito de tocar no assunto}} MULHERES votam?! Ein?! Eca!! Que nojo, não é amigo?!
Mas nosso Deus é maior e há de nos vingar!
Fique tranquilo!
ps: desculpe pelo post, da próxima vez prometo seguir os princípios éticos da nossa TFP. Ou não…
Xará, você é um imbecil. A bíblia proíbe comer carne-de-porco e camarão. Você obedece? E a opinião sobre os ricos? Pelo menos na minha bíblia Jesus só fala mal dos ricos. E divide os pães e os peixes, para mostrar como se faz. Levantar falso testemunho ainda é pecado? Ainda é um dos 10 mandamentos?
Receba este conselho deste ateu comunista que vos escreve: reflita sobre quem disse “as prostitutas e os ladrões vos precedem no reino de Deus” e, mais importante, para quem ele disse isso mesmo?
Elton, seus argumentos são extremamente autoritários e inflexíveis. A razão, aliás, é o que menos aparece no seu discurso: você delira achando que tem a verdade sobre o mundo (o ponto de vista cristão). Como fazer um discurso contra a ditadura se portando feito um ditador autoritário e inflexível?
Sobre “quem é petista não tem a mínima noção de história do Brasil e não é alfabetizado” , posso te confortar garantindo que não faltam economistas, cientistas sociais, historiadores etc. no PT (já que vc aparentemente tem apreço pelo diploma).
A questão de ser petista ou tucano é uma questão ideológica. Existem diversas formas de olhar para o mundo. Não precisa ficar assustado com as outras ideias!
Acho que Deus tá no seu umbigo. Vamos ampliar esse olhar?
Oh menino! Por essas e outras é que eu e muitos outros irmãos nos envergonhamos da “crentolandia” desvairada. Um absurdo a distorção da visão de Cristo, “cristocêntrica” (que porra é essa). Eu sou crente, cristã, não voto no PT mas respeito muuuito suas idéias!
Falando em crentês para quem visita eu blog e não compatilha das suas opiniões: ►Misericóoooordia Senhor!!!
Um grande beijo querido!
Mama,
O povo pode discordar a vontade! Há inúmeros casos de gente que discordou de mim numa buena… o que não pode é discordar sem argumentos, porque aí eu faço questão de responder da forma que merece… 😉
Engraçado seu ponto de vista né, agora qual o motivo de fazer uma lei dessas? Me diga o que é um programa que atente contra os direitos humanos?O big brother Brasil? A fazenda? Pra mim eles atentam, pois expões a algumas situações ridículas, de extrema dificuldade. Para mim esse lei é muito maquiada, ampla demais, sem necessidade. É de extrema importância manter a imprensa LIVRE, sem restrições. E infelizmente com a população analfabeta que habita o Brasil, preocupando-se apenas com o Bolsa-família; se não houver a livre imprensa, perderemos cada vez mais o nossa liberdade.
O motivo, Rafael, é dar à imprensa uma coisinha chamada responsabilidade.
Depois, Rafael, tivesse você lido o post até o final e saberia que não se trata de uma lei, mas de uma proposta de discussão para o congresso, coisa bem diferente.
E não me consta que França, Reino Unido, Itália, Espanha ou mesmo Portugal (para nos atermos a países próximos na questão cultural) tenham bolsa-família, aliás, o que tem uma coisa com outra?