Ou seja, contextualização é coisa do passado. A questão é que o Jânio Quadros se aproximou ao comunismo {{
}}, depois ele renuncia, chega o Jango, uma crise e os militares assumem o poder…
E eu achando que tinha sido algo ruim esse tal de golpe de 64…Não, não dá para brincar com isso.
Caso você, como eu, tenha nascido depois do golpe, serei didático, ok?! O golpe de 64 foi mais parecido com este tipo de imagens:
Caso seja você um leitor bem informado permita-me lembrá-lo {{caso não seja apenas leia e passe a ser informado}} quem foi Vladimir Herzog….
Vlado Herzog (Osijek, 27 de junho de 1937 — São Paulo, 25 de outubro de 1975) foi um jornalista, professor e dramaturgo nascido na Croácia (à época ainda parte do Reino da Iugoslávia), mas naturalizado brasileiro. Vladimir também tinha paixão pela fotografia, atividade que exercia por conta de seus projetos com o cinema.Passou a assinar “Vladimir” por considerar seu nome muito exótico nos trópicos.
Vladimir tornou-se famoso pelas consequências que teve de assumir devido suas conexões com a luta comunista contra a ditadura militar, autodenominada movimento de resistência contra o regime do Brasil, e também pela sua ligação com o Partido Comunista Brasileiro. Sua morte causou impacto na ditadura militar brasileira e na sociedade da época, marcando o início de um processo pela democratização do país.Segundo o jornalista Sérgio Gomes, Vladimir Herzog é um “símbolo da luta pela democracia, pela liberdade, pela justiça.”
Vladimir Herzog, como pode-se ler na folha de São Paulo da época, ele ‘foi suicidado’:
O suicídio, pode ser descrito da seguinte forma:
No dia 25 de Outubro, Vladimir foi encontrado enforcado com a gravata de sua própria roupa
Claro que você pode dizer que foi isso mesmo… e depois esperar o papai noel chegar, em plena páscoa.
Vladimir Herzog é apenas um dos milhares de exemplos que podem ser encontrados… eu, particularmente soube da ditadura pelo relato de minha mãe, que foi torturada. Ela não tinha nenhuma convicção política à época. Hoje é de esquerda, radical.
O fato, polvilhos, é que quando o metrô de São Paulo resolve tratar desta questão da ditadura não pode dar nenhuma margem a interpretações diferentes da realidade. É de um passado recente que estamos falando. Nossa presidentA, foi torturada por este regime. E, por mais que o vídeo em questão seja ‘apenas’ a 1ª parte de três, o vídeo em questão é o único que trata das razões pelo golpe…
Qualquer busca menos idiota pela internet encontrará alguma ligação com os Estados Unidos, que sequer foram citados no metrô.
De boas intenções o inferno está cheio
Lembra do ditado? Pois é. Quando você resolve tratar da ditadura, simplesmente não dá para tentar alguma contextualização em menos de 20 segundos como o caso foi tratado pelo metrô. O desrespeito aí não é apenas com a presidentA da nação ou com a minha mãe. É um desrespeito histórico. Um desrespeito ético e moral.
É justamente a visão de que ‘os militares tomaram o poder para resolver uma crise’ que leva o
Bolsonaro a elogiar a ditadura. É justamente a falta de educação das pessoas que leva um golpe militar a ser incentivado.
É inaceitável. Fim.
Ah, sim, hoje, dia 1º de abril, é dia da mentira e foi o 1º dia de golpe militar no Brasil, 47 anos atrás.
Quisera eu que fosse uma piada…
é brincadeira de 1º de abril isso? Por favor, diga q sim…
se não for, o governo de são paulo perdeu a noção completamente, né?
{{a pergunta que não quer calar: O gov de SP já teve alguma noção?!}}
Bah! Coisa feia do metrô de São Paulo. Deviam tirar imediatamente. Se olhar por estes quadros aí do vídeo, parece mesmo que a milicada salvou o país da bancarrota econômica.
#nojo
1. A TV Minuto tem programação independente do Metro.
2. A própria passa propaganda da novela/série do SBT “Amor e Revolução”.
3. Tudo que é veiculado pela própria CMSP tem seu logotipo, a ausência deste denota que a produção é, de fato, independente.
Daqui a pouco já chega alguém crucificando o governador… xD
{{E o metrô não tem responsabilidade sobre o que é publicador?! Assim fica fácil, né?! É óbvio que as propagandas são previamente aprovadas – se não são deveriam ser – qualquer lugar que você tente anunciar fará uma avaliação do que será publicado… é o que proíbe o Estadão de anunciar na folha, por exemplo…
Ou se algum careca do ABC resolver anunciar na TVMinuto o Metrô também não terá nada com isso?!
Seja ingênuo não…}}
Natural que tenha sido aprovado para exibição.
Pelo simples fato de não fazer “apologia” alguma.
O video apenas cita razões que levaram à crise política e ao golpe, de forma rápida, seguindo o estilo sucinto da TVMinuto.
Bom, já citei que isso passa junto com propaganda da novela do SBT que romantiza a luta armada contra o regime militar? Comportamento bipolar deles?
{{Então, amigo, você precisa estudar um pouco de história… Aí não tem razão NENHUMA para o golpe militar…
sugiro que leia este outro post, do Brizola Neto
http://www.tijolaco.com/o-metro-de-sao-paulo-rees…
Um Abraço e desculpe a veemência, mas o assunto é muito sério para você comparar com uma obra FICTÍCIA do SBT… }}
Agora vamos discutir o que aconteceu e o que deixou de acontecer?
O que foi exibido é o que é normalmente propagado como as razões que levaram ao fato, além do que os conspitarórios de plantão urram por aí.
E Brizola Neto, absolutamente previsível.
Seja feliz.
{{Não, claro que não… discutir o que aconteceu ou deixou de acontecer?! Para quê?! Coisa besta… vamos discutir o último capítulo dos Ursinhos Carinhosos, que é bem mais importante…}}
O pior do vídeo é a última frase: Devido a crise política, economica e social levaram o exército a tomar o poder.
Só faltou dizer: e salvou a pátria!
…e graças aos nossos bravos militares, a nossa pátria foi salva!
Pra que liberdade de expressão né? {{ censurado por conter conteúdo criminoso}}
{{Achei que ninguém nascia sem cérebro, me enganei. A única resposta que você merece é um ‘passar bem, não precisa voltar`
Fosse eu um cara que não pensa como você e diria que você merece pena de morte. Como ainda me resta massa cinzenta vou parar por aqui. }}
dizem que a época da ditadura era ruim ! que não tinha liberdade de expressão, de imprensa !
e hoje somos verdadeiramente livres ?!?! temos uma imprensa que realmente nós passa os verdadeiros fatos !??! vivemos realmente numa democracia ?!?! e o povo como ta !?!? o povo tem realmente os seus direitos !?!? porque vc vive atras de muros, grades e portas ??
kkkkkk … PENSEM BEM E VEJAM SE MUDO MUITA COISA
nego ta falando ai, mais quem nao deve, nao teme, se vce nao tem oq temer, nao tem pq ser contra, pq na ditadura soh pegavam os que tavam querendo fazer coisa errada, ow quem queria pagar de rebelde.. foi uma epoca boa em que o pais mais cresceeu, corrupção diminuiu… eu sou totalmente a favor do golpe militar, metralhar maluf, collor, arruda… cortar, a mao deles pra servir de exemplo, se nao sabem usar a liberdade deles e o poder, tem que por medo mesmo….
vamo que vamoo, se rolasse ditadura ia servir o exercito, ia procurar os pm corruptos todos que ja me sacanearam em blitz e tudo mais, e fuder com eles HEHEHEHE
{{Recruta zero… zero em história, zero em teste de QI…}}
ah sim! e vc acha que eles só pegavam os caras maus? aaaah vc acredita em coelinha da pascoa meu amigo?
Vá estudar e ver como a ditadura realmente foi seu mentecapto sem noção. E se tem maluf e collor la no governo é pq o povo tem PREGUIÇA de estudar e ir atras da historia da pessoa e fica votando no primeiro babaca com boa labia e boa pinta que aparece.
Acho totalmente válido, a história não tem partido, foi o que aconteceu e pronto… o que vc sugere? NUNCA MAIS FALAR sobre isso? Acho o debate muito interessante…
{{O debate sim, a forma como foi descrita não… eu sugiro que não se trate em 30 segundos, mas como um tema importante a ser discutido com atenção e tempo para debate…}}
Que debate? A esquerdopatia que toma conta do Brasil não admite opiniões contrárias. Da mesma forma que a direita, nos anos 60/70, gritava “Pega o comunista!”, hoje, a esquerda grita “Pega o fascista!”. Nem sequer dão oportunidade de defesa. Abaixo a censura! Abaixo o crime de opinião!
o principal pilar da democracia e a liberdade de expressao; ou nao?
{{Sim. E a liberdade deve vir acompanhada de responsabilidade, ou não? Carlos o fato da crítica existir faz parte da liberdade de expressão…abraços}}
o video falou a pura verdade…
Viva a contra revolução que salvou o Brasil. viva 31 de março de 64.
{{Viva teus professores de história que não te ensinaram nada…}}
A revolução que “salvou” o brasil e fez devermos 95 bilhões no fmi? a revolução que literalmente QUEBROU o Brasil na década de 80 toda? Que fazia os preços subirem e subirem diversas vezes ao dia? Que fodeu com a classe trabalhadora? Que fez a transamazônica, um gasto inútil? Que é uma rodovia que funciona em UMA época do ano e a velocidade máxima desenvolvida é 10 km/h? Que gastava e gastava em rodovias, em vez de investir em ferrovias, e quando o petróleo subiu monstruosamente, não tivemos pra onde correr, aumentando nossa dívida, que já era absurda, no fmi?
Essa salvação não quero pra mim.
Viva os Seus professores de história, meu querido, que não te ensinam nada.
Realmente, a ditadura militar prejudicou principalmente a classe de jornalistas, ” intelectuais”, socialites, artistas ou seja somente a boemia cheiradora de cocaina de classe alta, que infelizmente no Brasil é a principal formadora de opinião desde a epoca da ditadura até os nossos gloriosos dias de BBB , onde um musico drogado vale muito mais que um pai de familia trabalhador !
Brasil acima de tudo !
Golpe militar? Que gol´pe militar, meu filho? Acorde pra vida.
Pena que o Brasil não virou um país comunista. Queria ver esses babaquinhas socialistas vivendo em um regime totalitário, cultuando um único líder de um partido único, sem liberdade de expressão e opinião.
Socialista brasileiro adora achincalhar os militares, mas não dispensam, emprego com bom salário, carro do ano, equipamentos eletrônicos e computador de última geração, coisas que não existiriam no Brasil se não houvesse o regime militar.
Comunismo é tão bom que os cubanos preferem fugir à nado para os EUA do que ficar no “Paraíso dos Trabalhadores”.
Aliás, vcs reparararam que todos nossos “guerrilheiros”, quando exilados foram para Londres, Paris ou Madri. Ninguém foi para a Coréia do Norte, nem para a Albânia ou para outra sucursal do inferno socialista.
A ditadura militar só foi ruim para esses sequestradores, assassinos e ladrões de banco que estão no poder hoje no Brasil. Se a dita fosse dura, esse pessoal que está no poder não estaria vivo.
Adorei seu comentário.
O que ninguém fala e não é divulgado é que os estudantes e militantes queriam colocar um DITADOR comunista no poder.
{{Não, ‘Sarcastic’ não é real. A POPULAÇÃO elegeu um presidente e o regime TIROU O PRESIDENTE de lá. Ninguém queria por ditador nenhum, está lá, nos teus livrinhos de escola, abra e leia. O presidente ELEITO foi RETIRADO A FORÇA pelos militares…}}
FALOU TUDO!!!
Uma coisa que nunca entendi é como comunista vinha falar de democracia, ele tinha bons exemplos neh? qnts fidel matou? qnts a URSS matou? com certeza existiram excessos, mas vc fala como se o país estivesse muito tranquilo naquele ano, greve atrás de greve, bagunça… e a passeata dos civis pedindo que algo fosse feito que nao deixasse o país na mão de um cara que estava visitando a “democracia” CHINESA? devia estar trazendo a liberdade de expressão de lá não é? com certeza muita coisa não deveria ter sido feita, mas algumas foram necessárias, façam uma pesquisa na internet e façam uma comparação entre o começo da guerrilha das FARC e o movimento no Araguaia, começando pelo ano. já escrevi d+, mas vamos ver os dois lados antes de generalizar.
mas são burros… os caras tao demonstrando fatos históricos daí ficam de idiotice dizendo q fazem apologia ao golpe militar!?
tao q nem os homosexuais… com a tal homofobia… qualquer coisinha homofobia aki e pra la
no caso ai só tão mencionando fatos históricos
daqui a pouco o documentario q assisti sobre a luftwaffe e seus incriveis aviões vai ser considerado apologia ao nazismo…
uma coisa q tenho a dizer… se continuasse a ditadura militar nao teria tanto bandido por aí e jornalista defendendo bandido… como o caso recente do bandido morto no cemiterio… q tao fazendo um aue… sendo q o cara tinha milhares de passagens na policia…
É A DEMOCRACIA DO PSDB!!
No Brasil tudo funciona por baixo dos panos. O mais legal desse post são os comentários que mostram que embora exista uma mobilização social que pressiona para que sejam abertos os arquivos da ditadura militar, diversos filmes que procuram elaborar o assunto, diversos livros que descrevem minuciosamente a repressão e a tortura e a presidenta eleita seja uma ex-guerrilheira que lutou bravamente contra esse regime; ainda tem muita gente iludida com a propaganda militar de ordem, segurança, crescimento econômico. Isso mostra que a democracia ainda corre muitos riscos nesse país.
Parabéns ao blog por permitir que as ideias Pró-Ditadura fiquem escancaradas. Isso mostra que esse assunto não está esgotado e há muito a ser discutido.
Verdade Renata, uma prova disto é a defesa que fazem a esse imbecil do Bolsonaro…
Foi derrubado um governo eleito democraticamente. Na verdade o Jango queria implantar reformas bem parecidas com as do governo Lula. Então podemos concluir que a ditadura atrasou nosso país em pelos menos 40 anos. Fora a dívida externa deixada graças ao “milagre econômico”. Hoje em dia, dizem que nossos jovens são omissos: culpa desses milicos filhas da puta que mataram um geração inteira. O que os militares já fizeram de bom pelo Brasil? São uns sanguessugas malditos. Militar bom é militar morto. De preferência empalado no pau-de-arara.
Concordo, Hermano, peremos 40 anos, no mínimo!
te occoreu que se trata de uma propaganda da novela/série do SBT “Amor e Revolução”.?
visitem meu brogue:
{{Me ocorreu. Aí eu fui pesquisar e descobri que não tinha nada a ver uma coisa com a outra… }}
nao quero nem imagimar como o nosso pais estaria se nao fosse a intevençao militar em 64. Nao ouvi falar de nenhum militar que tenha ficado rico ocupando cargos no governo.Atualmente quase todos os menbro do governo ,inclusive dos escaloes inferiores, entram pobres e saem ricos,rindo de todos nos.
Não é bem apologia… só que também omite muitos detalhes. Claro que o golpe foi ruim, e a ditadura teve efeitos devastadores sobre nosso país. Mas muitos propunham sim uma alternativa comunista que era uma emenda pior que o soneto.
Alguns jovens de hoje defendem a ditadura por desconhecimento de causa, ou por causa do cenário político atual, onde vivemos em uma democracia que traz sofrimento e vergonha. O ideal é que essas pessoas lutassem para melhorar a democracia que temos, e não destruí-la por uma alternativa pior.
Segue uma crítica construtiva (penso eu): Não é necessário responder todos os comentários que discordam de sua posição. Os próprios leitores fazem isso. Mas em todo caso, parabéns pela sua firmeza de posição.
Eu vejo que muitos imbecis aqui que tratam o golpe militar de 64 como DITADURA, nunca foi uma ditadura não havia um ditador parem de burrice.
O Brasil teve a maior taxa de crescimento DA HISTÓRIA DO PAIS, no regime militar, NADA seria como é hoje se o golpe militar não tivesse acontecido, talvez grande parte desses retardados que postaram aqui como ditadura não teriam nem acesso á internet ainda, o golpe militar foi ruim para a imprensa porque o regime militar não permite ponderações, e não é novidade que até hoje jornalistas tratam um tiro acidental como tentativa de homicídio quando se trata de forças militares.
Quem sofreu bastante no regime militar foram os bandidos da época, naquele tempo a corrupção estava no seu auge, vagabundos queriam ganhar status de reis, bandidos queriam dominar os poderes públicos, ai que entrou o EXÉRCITO PARA SALVAR O NOSSO PAIS, pena que não mataram quem realmente deveria ter morrido, como a nossa porca presidente Dilma, muita gente acredita que o golpe militar de 64 foi um ato terrorista por parte do Exército, mas se parar um pouco para pensar e levar a situação para um lado mais lógico vai perceber que FOI A MELHOR COISA QUE ACONTECEU, o Brasil só perdeu música de vagabundo e artista lixo, de resto só obteve licros e riquezas, construções e leis que até hoje são tão importantes tanto quanto a opinião de um bando de falso moralista que digita pelo computador críticas ao invés de se candidatar e mostrar que pode ser algo mais do que um anonimo na internet 🙂
Eduardo favor rever suas fontes historioráficas!!!!!!!!!!!!
na notinha da morte do amigo la eu li O CORPO DO V i ADO como era conhecido….rsrs eita mente poluida.
como disse nelson rodrigues “se todos tiverem a mesma opiniao, cuidado”
Sei que provavelmente quase ninguém vai ler esse post, já que o espaço de tempo da publicação é grande já.
Mas só fui ler esse post agora.
Eu vou falar de certa forma tentando ser o máximo imparcial.
A maioria dos posts que vejo aqui são de pessoas que não viveram a época do regime militar, eu mesmo não vivi já que nasci em 1985, e além de não terem vivido essa época não estudaram a época.
Antes de falarmos do Brasil seria melhor começarmos pelo conjectura mundial da época. A década de 60 foi sem sombra de dúvidas o ponto alto da guerra fria, na década de 70 houve uma estabilização, na década de 80 o fim da guerra fria.
Então se analisarmos bem a verdade é que na década de 60 as duas potências mundias buscavam de toda forma países satélites ao seu regime. Na Europa tivemos a Otan atuando do lado EUA e o Pacto de Varsóvia do lado URSS.
Na Ásia tivemos diversos conflitos armados, exemplo Vietnã, e o intenso choque entre as Coréias que se encontravam em “trégua”.
E na América seria diferente ? Lógico que não, por isso a URSS auxiliou Fidel na tomada de Cuba isso ainda na década de 50 e os EUA iniciaram o maior embargo a ilha. Ocasionando inclusive o quase conflito mundial quando a URSS instalou uma base de misséis na ilha.
Mas quem auxiliou Fidel na tomada de Cuba ? Che Guevara.
E para onde havia ido Che Guevara ? Iniciar o mesmo plano socialista iniciado em Cuba, mas desta vez na América do Sul.
Independente de ideologias, o mundo passando por toda essa situação vocês acham que o Brasil iria se esquivar ?
Seria impossível na época, de uma forma ou de outra seriamos englobados por esse turbilhão mundial.
A esquerda da época ja articulava colocar um comandante no poder há algum tempo e a direita já vinha percebendo isso também a algum tempo.
Toda a agitação política dos anos 50 e inicio dos anos 60 no Brasil reflete isso.
Então saímos do cenário mundial e entramos no cenário brasileiro.
Verdade seja dita. O golpe ou revolução era inevitável. Ou seria dado pelos militares (nesse caso apoiados pela política americana) ou seria dado pelos esquerdistas (nesse caso apoiado pela política da URSS). Isso é fato.
Agora analisem se o golpe/revolução tivesse sido feito pelos socialistas da época o Brasil teria tido liberdade ?
A verdade sobre o golpe/revolução é que ele era inevitável, fosse por quem fosse.
E outra verdade é que fosse quem fosse que assumisse ele iria cometer excessos. Vejam as republicas socialistas da época e os seus chamados campos de reeducação.
Os militares torturaram e cometeram excessos? Lógico, estamos falando da doutrina militar. E quem conhece o sistema militar sabe não existe conversa. E o que for necessário para o “BEM” da nação vai ser feito.
Mas a esquerda da época também cometeu excessos? Lógico. Muitos inocentes foram mortos pela guerrilha por que não partilhavam dos ideais socialistas.
Então o que isso significa ? Significa que a verdade é que o Brasil passou por uma época dificil, mas importante.
Quase com certeza se os socialistas da época tivessem tomado o poder teríamos nos afundado como nação, vide vietnam, ou nos tornado uma republica totalitária, vide China.
Mas também se não tivesse havido o movimento contrário nós nos teríamos tornado uma ditatura realmente, igual a Argentina. Um governo de um homem só.
E não há como duas ideologias se confrontarem de forma calma. De certa forma era uma guerra, e nesse caso pessoas morrem, pessoas sofrem.
E isso posso garantir com toda certeza, se fosse um governo socialista não teria sido diferente.
Todos os governos totalitários começam com boas intenções, o governo militar mesmo começou assim, mas o poder muda a percepção de certo e errado.
Eu disse que tentaria ser imparcial na minha opnião, e realmente estou.
Mas o que estou tentando dizer é que será que teríamos o que hoje temos?
Mas é certo caçarmos os militares da época por causa dos fatos ocorridos ?
Fala-se muito dos feitos militares na guerrilha do Araguaia (um foco que poderia ter resultado na guerra civil literalmente), mas e os feitos dos guerrilheiros ?
Os guerrilheiros também mataram, a maioria dos cabeças havia sido treinados ou na URSS ou na China.
Mas então por que na hora de apurar só se apura um lado ?
Por que se apurarmos o lado guerrilheiro teremos pessoas como José Genoino, Dilma Roussef entre outros.
Não sou contra apurar os erros militares, mas se for punir um lado deve-se também punir o outro. Senão não estamos falando de democracia e sim de vingança pura e literal.
Porém a lei da anistia previa justamente isso, nenhum dos lados será responsabilizado e em troca o Brasil não passaria por situações políticas perigosas para ele mesmo.
Sinceramente não considero o dia 31 de março de 1964 com um dia ruim para o Brasil, acho que teria sido pior o contrário.
Mas a politica durante os anos de chumbo com certeza em diversos momentos se tornou exagerada.
Mas então quem esta certo no final ?
A verdade é que não existe certo. O certo ou errado é mutavel conforme aqueles que sobem no poder.
Talvez na época as pessoas consideravam certo o que fizeram, talvez hoje consideremos certo o que fazemos hoje.
Agora minha opnião, que já demonstrei em outras ocasiões, sim sou favorável ao regime mlitar. Não sou favorável com todas as ações realizadas, mas na minha opnião teria sido pior se fosse o contrário.