Esse tal #preçojusto é algo que presta ou é algo de adolescentes bestas? Estaria Felipe Neto realmente inconformado?! Ele já esteve conformado? Veremos…
Existe algo que preciso confessar antes de iniciar este post. Eu ODEIO vlogs. Vlogs, para você que ainda não teve o infortúnio de assistir algum, é um tipo de blog feito em vídeo {{e geralmente postado no youtube}}. Ok? Feita a observação podemos iniciar o assunto.
Existe um cara que tem um talento excepcional para fazer essas coisas que eu odeio {{odeio porque odeio, ora bolas, tenho esse direito, espero… talvez eu odeie por isso aqui – não acredite em mim – blog do Bemvindo Sequeira}}. Sim, sem ironias, o cara é excepcional, todo mundo que gosta dessa coisa que eu acho besta adora o cara, portanto…
Mas perdi o foco…
Repete-se, por outro lado, que alguns países ricos tem carga tributária menor que a do Brasil, como os EUA. De fato, a carga tributária nos EUA é de 28%, contra 38,8% no Brasil. Entretanto, como os EUA tem um PIB monstruoso, tanto absoluto como per capita, essa carga corresponde a uma arrecadação per capita de 13 mil dólares. A do Brasil, é de 3,96 mil dólares… Ou seja, a expressão clichê sobre o Brasil ter impostos de norte da europa e serviços públicos de qualidade africana nunca me pareceu tão absurda e idiota.
O tal jornal tem como colunista um líder do PSDB {{Arthur Virgílio}} e tem ligações {{aparentes, já que há diversas matérias citando…}} com o jornal Estado de São Paulo ou, ao menos, a Agência Estado {{não acredite em mim}}, que apoiou a oposição nas últimas eleições…
Ou seja, não estou afirmando que é algo contra o governo. Estou desconfiado de que seja. Só isso.
De qualquer forma o tal… aquilo lá que a campanha propõe é uma assinatura do tipo ‘abaixo assinado’ que, ao atingir 1 milhão de apoiadores será levado para a presidentA. Vai mudar alguma coisa? Não. A reforma tributária já está na agenda de compromissos do governo e não, não vai ser um vlog que mudará o processo…
Fosse eu o jornal e me preocuparia mais em explicar quais são os tributos e de que forma eles poderiam abaixar, sem tratar os leitores feito crianças ensandecidas que não vão entender o que se passa. As pessoas entendem, basta explicar…
Revisão dos impostos sobre eletrônicos? Sim! Internet e computador deixaram de ser acessórios e passaram a ser bem-estar, querendo você ou não. Mas não me venha com um discurso pronto, cheio de clichês, porque aí não vou te apoiar não…
Em tempo: O blogueiro @Tsavkko postou algo bem semelhante no Angy Brazilian {{não acredite em mim}}
Desde ontem estava ansioso para ver uma crítica a esse playboy vinda de alguém influente no Twitter e na Internet. Enviei algumas DMs mas não obtive resposta… Vi esse vídeo ontem qdo ainda não marcava mais de 300 viewers e saquei na hora que devia ser uma armação. Conheço esse Vlog há quase um ano e sei que o cara tem grande influência sobre os jovens, e sei também que ele tem uma visão conservadora e elitista, para dizer o mínimo. Usá-lo para um novo “Cansei” deve ter sido uma ideia da Direita falida, eles precisam criar uma “Causa” mais forte que o “Causaéreo” (perdoem o trocadilho), então bolaram o MSI, ou Movimento dos #Sem_Ipad. Alguém deve ter sacado que ao unir um objeto de desejo e a desinformação dos jovens poderia fazê-los abraçar a “causa” para atacar o Governo Dilma. Agora eles têm um instrumento para mobilizar a rede, e acho que isso vai se alastrar como fogo em capim seco. Somente informação poderá debelar esse incêndio. Acho que temos que fazer uma contra-campanha com esclarecimentos no Twitter. Proponho as hastags #FaçamnoBrasil, #Fazeraqui ou #YesWeCanDoIt
dá um apoio aqui tambem! revolucoes de fachada feitas por revolucionarios do sofa nao irao mudar o país!
Excelente post !!! Vc mostra o q tem por trás dessa figurinha patética e, mais importante, a maneira como o PIG trata a questão dos impostos e tão falada reforma tributária – com a uma profundidade epidérmica. Não vejo um artigo sequer dos “especialistas” com propostas objetivas. Na real se uma reforma tributária séria vai acabar com uma série de privilégios que esses caras desfrutam.
Valeu !!!
Abs.
Independente do movimento dar certo ou errado. A intenção dele é boa, então deixa o menino tentar. Eu confesso que gosto do Vlog do Felipe Netto e acho que ele é uma boa influência para os Jovens de hoje.
Muita gente critica o ciberativismo mas se esquece que os tempos mudaram e as coisas devem andar de acordo. Estamos na era digital, a melhor forma de se aproximar da juventude é pela internet, vlogs e coisas do tipo.
Agora eu não consigo entender o motivo de tanta reclamação, tanta descrença. Todo mundo desiste antes mesmo de tentar e quando alguém tenta fazer algum tipo de mobilização, muitos blogs vão escrever textos como esse. Então faz o seguinte: Não perde seu tempo escrevendo em blogs e criticando não. Vai pra rua e faz uma ação direta. Vamos botar pra foder nessa porra então! Ahh não… Ficar em casa reclamando é mais fácil…
{{Edgar,
me desculpa a ignorância, mas assim… Qual a diferença entre ficar em casa reclamando e ficar em casa assinando esse ‘manifesto’?}}
A intenção.
Eu apoio o ciberativismo e de certa forma acredito que ele possa impactar em algo positivo. Criticas são apenas criticas e não fazem as coisas andarem da forma de devem.
Muita gente assina o manifesto simplesmente por assinar. Eu assinei porque tenho base o suficiente para acreditar que ele é bem intencionado e necessário. Não sou um adolescente revoltado como você deve estar pensando. Achei um absurdo ter que pagar o quanto paguei pelo meu ps3, pela minha tv de led de 32”, pelo meu notebook, pelas minhas guitarras e pelos beus blu-rays.
Acho um absurdo o quanto que tenho que pagar Plano de Saúde pra não morrer na porta do SUS, ter que pagar escola particular pro meu filho não ser um marginal burro e ter que pagar faculdade particular para estudar e ter um diploma (A UFES tem um bom ensino, mas me poupe… Não tem estrutura para porra menhuma….)…
Junto com tudo aquilo, ainda pago meus impostos todo o mês para, teoricamente, ter saúde, transporte, escola, ensino superior e segurança sem ter que pagar mais nada. E dependendo da situação, ainda tenha que pagar mais ainda pra Receita Federal….
Entendeu a diferença?
{{Não entendi… veja:
Você diz: “Acho um absurdo o quanto que tenho que pagar Plano de Saúde pra não morrer na porta do SUS, ter que pagar escola particular pro meu filho não ser um marginal burro e ter que pagar faculdade particular para estudar”
Eu pergunto: Reduzir os impostos de importação vai melhorar o SUS, a educação?
Ciberativismo só funciona se a população vai as ruas. Veja o Movimento Passe Livre, ou as reformas no oriente médio… não foi hashtag, foi povo na rua.
O vídeo não informa, não agrega… o vídeo quer assinatura para um abaixo assinado… isso é nada. NADA. Não vai mudar uma vírgula…}}
Kra, impostos sobre importação não tem nada a ver com SUS. Eu citei o SUS e educação apenas para expor minha indignação.
Eu concordo com você sobre ação direta. Mas e ai? Cadê o povo? Esse abaixo assinado do Felipe Netto pode não mudar nada, mas é um começo… Quem sabe não aconteçam ações diretas depois dele. É disso que estou falando.
O que aconteceu na Líbia, por exemplo, não foi algo do nada, foram anos de indignação e alguma coisa serviu de estopim. É disso que estou falando.
Independente do que você me diga: Eu vou continuar achando que você está na sua zona de conforto, que é reclamando no seu blog e falando mal das coisas. Você pode achar que eu estou na mesma zona de conforto como você está, mas não estou. Estou apenas tentando acender o estopim. Acho isso muito melhor do que reclamar e não fazer nada.
E se acontecer uma ação direta, pode ter certeza que eu vou estar lá. Ai você aproveita e escreve sobre ela no seu blog enquanto eu estiver lá.
Escreve sobre isso aqui então: http://super.abril.com.br/cotidiano/tudo-custa-ma…
Concordo com o Edgar, antes uma ação que ação alguma…
independente de como voce sugeriu acima ter algum interesse por trás, já é algo para o povo começar a se atinar para os absurdos cometidos pelo governo… o povo é alienado demais para um minimo de revolta contra os abusos que sofremos… o dialogo do felipe é superficial? É rebeldinho sem causa? Ae eu pergunto: E dai? Se ele gerar algum retorno positivo (a longo prazo) na cabeça dos jovens (e quem mais ver e concordar que pagamos impostos demais por beneficios de menos) está otimo não?
As pessoas falam que ele não expõe uma boa proposta que realmente vá ajudar, etc… então ajudem e façam essa proposta (já que ao que a retórica sugere tem conhecimento da causa)… adicionem ao inves de criticar…
Você critica a atitude dele (felipe) dizendo que abaixar os impostos não melhorará nada… sim, realmente não… no entanto é burrice aceitar continuar pagando tantos impostos como pagamos e não recebermos os benecios desses malditos impostos… e o pior é que carga tributária é usada (desviada) por essa corja de safados que temos nas rédeas do poder para sua aplacar sua soberba e luxúria sem fim… nós literalmente pagamos o pato <a href="http:// <a href="http:// (http://kibeloco.com.br/platb/kibeloco/2011/04/25/questao-de-ordem-4/)..”” target=”_blank”> <a href="http://(http://kibeloco.com.br/platb/kibeloco/2011/04/25/questao-de-ordem-4/).."” target=”_blank”>(http://kibeloco.com.br/platb/kibeloco/2011/04/25/questao-de-ordem-4/)..” target=”_blank”> <a href="http:// <a href="http://(http://kibeloco.com.br/platb/kibeloco/2011/04/25/questao-de-ordem-4/)..“” target=”_blank”>(http://kibeloco.com.br/platb/kibeloco/2011/04/25/questao-de-ordem-4/)..“ target=”_blank”> <a href="http://(http://kibeloco.com.br/platb/kibeloco/2011/04/25/questao-de-ordem-4/)..” target=”_blank”>(http://kibeloco.com.br/platb/kibeloco/2011/04/25/questao-de-ordem-4/)...
Eu sempre digo que o que me irrita em nossos governantes não são os salários absurdos (desnecessário diga-se de passagem), os vários auxílios (completamente desnecessários) os custeamentos por conta dos cofres públicos (nem se fala), mas sim a falta de retorno em trabalho bem feito para a população… se no meu trabalho eu não dou rendimento sou demitido na hora e fico com o curriculo sujo (indicação)… os politicos tem carta branca para ganharem o querem, trabalharem o quanto querem e gastar (dinheiro público) com o que querem, e podem fazer merda a vontade que não tem problema…
Obvio que existem outros fatores a se levar em conta, alem dos impostos, e o maior deles é a corrupção no legislativo (e judiciário tambem)… mas já que você acha a ação do abaixo assinado inutil, proponha uma ação mais eficaz meu caro… e inicie um movimento efetivo de verdade… eu apoiarei tambem na hora…
OBS: não estou defendendo o felipe neto em si, porque tem coisas que ele fala que eu não concordo tambem, mas criticar as poucas ações que temos (independente de quem começa) visando mudanças em nossa politica, economia, etc (independente dela ser bem sucedida ou não) eu discordo totalmente…
Abraços
{{Amigo você está mal informado… eu estou propondo muita coisa… veja, por exemplo este post aqui, com propostas concretas -> https://imprenca.com/2011/04/blogueiro-pensa.h…
Abços}}
“antes uma ação que ação alguma…”
E desde quando ativismo de sofá é alguma coisa?
Realmente, você está certo. Mas independente dos motivos, da forma como foi apresentada ou do que quer que seja, o Felipe Neto (que eu também não gosto muito) se movimentou da forma dele. Protestos não são feitos apenas com cartazes e passeatas. Por mais que a tentativa dele de movimentar a população falhe, ele vai pelo menos ter sucesso em informar os que não conhecem o problema. É triste ver que mesmo tendo a mesma opinião (de que os impostos brasileiros têm de sofrer uma reavaliação), um lado tenta descreditar o outro. Se o cara é playboy ou não, é desinformado ou não, o ponto que ele tenta atingir é válido.
Você está fazendo a sua parte em educar os apoiadores do protesto (digo protesto porque isso não chega nem perto de ser um manifesto) que seguiram cegamente o vômito de informações que foi aquilo e, acho que você poderia ter se limitado a isso, a educar, ao invés de tentar invalidar a ferramenta encontrada por jovens de se fazerem ouvir.
Não vou nem entrar no mérito de ações porque acho que a forma não importa e, que mobilizações são mobilizações, dentro de casa no sofá ou na rua – tente não ligar pro óbvio oxímoro aqui. Se ele não fizer, você pode ter certeza de que o “Vlog besta” dele deu espaço para outros fazerem.
E eu concordo plenamente com isso.
A forma que ele encontrou pode ser “besta”, mas vai atingir muita gente.
Olha o ativismo de “sofá” de novo: http://www.youtube.com/watch?v=NNTwbTafpUo
Escreve sobre isso no seu blog.
Só para constar: Não quero trollar seu site, pelo contrário…
Eu entendo que todos nós precisamos de pontos de vista contrários, pois isso nós faz pensar. Eu quero mostrar pra você que as maiores manifestações começam sempre da mesma forma.
Eu assinei o seu blog no meu leitor e percebi que você é um cara muito inteligente, então use sua inteligência! Fortaleça o movimento com idéias e não com criticas bobas.
Um forte abraço.
{{Edgar,
Não quero te trollar, mas não há um movimento. Há um monte de gente que não faz nada a não ser clicar e acha que isso resolve o mundo. Eu, cara inteligente (vc quem disse), participo de movimentos no mundo virtual, mas os levo pro mundo ofline.
Eu, por exemplo, participo do Movimento Passe Livre, divulgando , assinando abaixo-assinados, mas, PRINCIPALMENTE, me informo e vou PRA RUA protestar contra o aumento.
O movimento do Felipe Neto é um monte de gente que não sabe do que está falando e não quer saber, só quer comprar eletrônico barato e fim. Eu acho que não é por aí…
Não acho que discordar de mim seja trollar, fique tranquilo 😉 }}
Beleza.
Concordo que muita gente que assina o protesto do Felipe não teria fibra pra levar isso pra rua, mas não são todos. Adotar uma postura generalista não resolve nada.
Pode ter certeza que assim que o movimento chegar no objetivo (um milhão de assinaturas) eu e muitas pessoas estaremos prontas para ir para a rua para fazer muito barulho se nada acontecer, mas antes disso temos que despertar a fúria da população e abrir os olhos dos brasileiros para que eles vejam que estão fazendo papel de trouxas.
Como o próprio Felipe disse: “Eu sei que tem muita coisa errada, mas isso é só o começo”.
Muita coisa está do jeito que está porque o brasileiro é conformista e bobo. Isso tem que acabar! Eu acredito que a ação direta é um meio e o ciberativismo é outro. Temos que usar todos os meios e arrematar o máximo de adeptos. Desta forma o movimento ganha força.
Só quero relatar que uma outra ação direta foi influenciada dessa forma… em 92, por alguém grande que tinha sido afetado por quem tinha elegido.
O estopim, realmente, pode surgir de uma ação simples como um Vlog. Resta a nós sabermos por quem somos influenciados e quais os motivos que levaram essa “quem” a nos influenciar. Não gostaria de outro movimento como o de 92 (com vários “ativistas” sem saber o que faziam ali e só pela zona e possibilidade de não estar estudando).
Finalmente alguém que pensa como eu…
{{link removido}}
PQP! O problema não é esse apontado pelo Edgar. O problema, como o Zé frisou logo no inicio do texto, é dessa falácia de que o povo brasileiro paga os maiores impostos do mundo. Conversa! Duas coisas: Falam que é povo quando na verdade são esses filhinhos de papai que querem o novo IPAD um pouco mais barato. E nada contra, pq a diferença daqui pros outros lugares é grande mesmo, mas po, tem que usar argumentos honestos e não apelar para o cinismo e a mesquinharia gratuita. O brasileiro POBRE, esse sim, paga impostos pra caramba dado seu custo com alimentação, mas a galera da classe-média paga pouco mais do que nossos vizinhos da América Latina. Reitero, a reclamação é justa, eu tb quero que a carga tributária de alguns produtos seja menor, mas tem que se debater francamente.
Segunda coisa: como o Zé falou, vai melhorar alguma coisa a diminuição dos impostos? NÃO! Na melhor das hipóteses, fica ruim do jeito que tá (o que é muito melhor do que há alguns anos atrás, quando nem médico tinha fazendo plantão nesse tal SUS que mata as pessoas).
Olha só para a argumentação safada sem escrúpulos: O governo gasta mal, então corte os impostos pra quem sabe ele comece a gastar bem.
Agora olha a safadeza com alguns escrupulos: Esse país é uma droga mesmo, então que pelo menos eu pague menos para viver aqui.
E, por fim, a argumentação safada ainda, mas pelo menos honesta: Porra, eu não quero pagar por um serviço universal e gratuito de saúde pra pobre, pronto!
São máscaras da desigualdade do tal povo brasileiro que se mostram nesses comentários. Se por ingenuidade ou não, a mentira se propaga e sob sua sombra diversos interesses que acabam ficando ocultos pra muita gente, até para o brasileiro POBRE que acaba comprando um discurso em que ele é o mais prejudicado, já que sua fonte de informação é a televisão e mesmo que soubesse dessas coisas do que adianta? Ao contrário do companheiro Edgar, esse brasileiro não tem como protestar em um abaixo-assinado na internet.
Excelente texto meu caro!
Cyberativismo é isso aí.
Depois não sabem porque considero o cyberativismo uma bosta e os cyberativistas uns idiotas.