Escolha uma Página
Espalhe a notícia

Esse tal #preçojusto é algo que presta ou é algo de adolescentes bestas? Estaria Felipe Neto realmente inconformado?! Ele já esteve conformado? Veremos…

Existe algo que preciso confessar antes de iniciar este post. Eu ODEIO vlogs. Vlogs, para você que ainda não teve o infortúnio de assistir algum, é um tipo de blog feito em vídeo {{e geralmente postado no youtube}}. Ok? Feita a observação podemos iniciar o assunto.

Existe um cara que tem um talento excepcional para fazer essas coisas que eu odeio {{odeio porque odeio, ora bolas, tenho esse direito, espero… talvez eu odeie por isso aqui – não acredite em mim – blog do Bemvindo Sequeira}}. Sim, sem ironias, o cara é excepcional, todo mundo que gosta dessa coisa que eu acho besta adora o cara, portanto…

Mas perdi o foco…



Apoie o Jornalismo Independente

Ah sim, o sujeito acima descobriu este mês {{tarde?!}} que há algo errado com o preço dos eletrônicos neste país. Então ele resolveu criar uma campanha, uma… sei lá, ele criou um site que diz assim:
{{não acredite em mim}}

O discurso apresentado é um discurso típico de classe média mal informada. Tipo adolescente birrento {{alguns dirão que é a linguagem do Vlog e eu não nego que vlogs e blogs não conseguem mesmo se aprofundar muito sob pena de não serem vistos / lidos…}}. . Por quê? Porque quem diz ‘a culpa é do governo’ e ‘os impostos são altos’ simplesmente ignora o que está falando. Que governo {{municipal, federal ou estadual? Ou todos?}} ? Que imposto {{municipal, federal ou estadual? Ou todos?}} ?
Ouve-se aquele discurso maniqueísta de que o país é um dos que mais tem impostos e abobrinhas e bla bla e {{como diria o Marcel do Byte que Eu Gosto}} whiskas sachê.
Então vamos aos fatos sobre impostos no Brasil:

Repete-se, por outro lado, que alguns países ricos tem carga tributária menor que a do Brasil, como os EUA. De fato, a carga tributária nos EUA é de 28%, contra 38,8% no Brasil. Entretanto, como os EUA tem um PIB monstruoso, tanto absoluto como per capita, essa carga corresponde a uma arrecadação per capita de 13 mil dólares. A do Brasil, é de 3,96 mil dólares… Ou seja, a expressão clichê sobre o Brasil ter impostos de norte da europa e serviços públicos de qualidade africana nunca me pareceu tão absurda e idiota.

{{não acredite em mim – Óleo do diabo – indicado pelo leitor @MateusHidalgo}}

A principal questão da carga tributária no Brasil não é o quanto se cobra mas como se cobra, de quem se cobra e, principalmente, o que se obtém de volta. Aí sim, concordo. Mas você não terá um retorno maior dos impostos diminuindo a arrecadação deles, terá?! Pois é…
Cabe, também, uma pergunta singela: o vídeo foi patrocinado por alguém?! Hey! Não é acusação nenhuma, é uma pergunta. Necessária.
Quem aparece por trás {{Epa!}} do Felipe Neto no vídeo é um tal jornal Brasil 247. Um jornal feito apenas para Ipad. Antes que me perguntem já digo que li o jornal pela primeira vez para fazer este post, de modo que não sei se vale a pena ou não ler o dito-cujo {{sim, usei ‘dito-cujo’ e ‘infortúnio’ no mesmo post…}}.
{{não acredite em mimcapa Jornal 247 dia 27 de abril de 2011}}

Caso me dessem a missão de responder essa manchete com outra eu diria somente:
{{não acredite em mim – Terra}}

Mas eu não sou. E concordo que é necessária uma revisão para ontem dos impostos {{sim, todos eles}} no Brasil; a famigerada Reforma Tributária.
Também é bom lembrar à turma dos esquecidos que o governo Lula tentou aprovar uma reforma tributária e conseguiu a aprovação apenas de um puxadinho {{estou impossível hoje! – não acredite em mim}}.

O tal jornal tem como colunista um líder do PSDB {{Arthur Virgílio}} e tem ligações {{aparentes, já que há diversas matérias citando…}} com o jornal Estado de São Paulo ou, ao menos, a Agência Estado {{não acredite em mim}}, que apoiou a oposição nas últimas eleições…

Ou seja, não estou afirmando que é algo contra o governo. Estou desconfiado de que seja. Só isso.

De qualquer forma o tal… aquilo lá que a campanha propõe é uma assinatura do tipo ‘abaixo assinado’ que, ao atingir 1 milhão de apoiadores será levado para a presidentA. Vai mudar alguma coisa? Não. A reforma tributária já está na agenda de compromissos do governo e não, não vai ser um vlog que mudará o processo…

Fosse eu o jornal e me preocuparia mais em explicar quais são os tributos e de que forma eles poderiam abaixar, sem tratar os leitores feito crianças ensandecidas que não vão entender o que se passa. As pessoas entendem, basta explicar…

Revisão dos impostos sobre eletrônicos? Sim! Internet e computador deixaram de ser acessórios e passaram a ser bem-estar, querendo você ou não. Mas não me venha com um discurso pronto, cheio de clichês, porque aí não vou te apoiar não…

Em tempo: O blogueiro @Tsavkko postou algo bem semelhante no Angy Brazilian {{não acredite em mim}}

Espalhe a notícia