Saiu mais uma pesquisa do Datafolha para as eleições presidenciais de 2014. Cenários com Marina como candidata e Marina como vice deixam claro que quem deve temer por sua candidatura é o PSDB e não o PT.
Logo que Marina foi impedida pelo TSE de validar seu novo partido, Marina Silva iniciou seu discurso insinuando que Dilma e o PT seriam responsáveis por uma espécie de boicote, inviabilizando assim, sua candidatura à presidência da república.
Mas eis que sai nova pesquisa Datafolha. E o que vemos?
O Cenário A, mais provável, mostra Dilma disputando com Aécio e Campos.
O cenário B, bastante improvável, mostra Dilma disputando com Aécio e Marina.
Marina Silva ocupa o segundo lugar, deixando o PSDB para trás. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos. Dilma perderia 3 pontos, Aécio perderia 4. Mais importante, Aécio deixaria de ir para o segundo turno, deixando a disputa polarizada entre Dilma e Marina.
Dilma não ganhou a eleição de 2012 no primeiro turno. E ainda que o marqueteiro-sonhador, João Santana, diga que a vitória se dará em 1 turno só, o blog acha que este cenário é pouquíssimo provável.
Lula não venceu a reeleição no primeiro turno e, sabemos, tinha muito mais apoio popular {{e da militância}} que a própria Dilma. Houve um desgaste que contribuiu para o segundo turno {{‘mensalão’}}, desgaste que a oposição faz questão de manter {{sem se dar conta de que ele não ganha votos, o que é bom para Dilma}}.
O outro cenário é com José Erra no lugar de Aécio Neves {{que o blog aposta, sem muita convicção, será o cenário real das eleições de 2014}}. Muita gente acha este cenário impossível, mas alguns fatos indicam que pode não ser assim, tão impossível.
Primeiro o fato de José Erra não ter saído do PSDB para ingressar no PPS {{de Soninha e Bob Freire}}. Depois que este fato levou o PSDB a dizer que não mais anunciaria a candidatura de Aécio em outubro, como todos esperavam, mas que anunciaria a candidatura do PSDB em março, apenas.
Depois pelo conhecido manejo político de José Erra em destruir candidaturas {{perguntem à Roseana Sarney}} e da também conhecida falta de manejo político de Aécio Neves. Basta ver que, enquanto Marina Silva negociava com Eduardo Campos, Aécio estava em Nova Iorque, dando palestras.
Isso tudo me leva a crer que poderemos ter uma surpresa no PSDB ano que vem. Mas, voltemos à pesquisa.
O cenário C, mostra Dilma disputando com Erra e Campos.
O cenário D mostra Dilma, Erra e Marina.
Num cenário com José Erra, Marina também tira mais votos do PSDB do que do PT. São 3 votos de Dilma e 5 de José Erra.
Conhecimento dos candidatos
Outro fator que é preciso levar em consideração {{e que poucos costumam levar}} é o grau de conhecimento dos candidatos, pelo eleitorado.
Muitos dos que apostam na Marina como candidata à frente do PSB {{o que o blog duvida fortemente}} levam em consideração estas pesquisas e as intenções de voto dela hoje. O problema é que Marina, Erra, Aécio e Dilma são bastante conhecidos do eleitorado brasileiro, enquanto Campos ainda tem como crescer.
A teoria é confirmada pela pesquisa Datafolha:
Enquanto Dilma, Erra e Marina são conhecidos por mais de 80% do eleitorado e Aécio está bem próximo dos mesmos 80%; Campos só é conhecido por 57% do eleitorado.
Em tempo: Porque não vemos pesquisas eleitorais para o Governo do Estado de São Paulo? O blog aposta que é pelo crescimento de Padilha e queda acentuada de Alckmin.
Eu acho que o Campos vai mirar em 2018 ou 2022…. Acho que Marina e Erra saem candidatos.
Se isso acontecer serão duas demonstrações:
1. Marina aprendeu a fazer política de verdade.
2. Edu Campos desaprendeu.
Como que ele vai perder o controle do próprio partido? Um mês depois da eleição a Marina vai fundar o partido dela e migrar e ele vai sobrar com a vice? Acho muito pouco. Vale lembrar que houve conversas neste sentido entre PSB e PT (ele sendo vice da Dilma) e ele não quis…