Dilma assume dizendo aquilo que se esperava dela. Mas e a oposição?! O que esperar?
Sim, senhoras e senhores, nossa presidenta foi empossada. Não sou como “O Globo” e jamais me daria ao trabalho de escrever sequer três linhas sobre a roupa da posse:
“Se o vestido acompanhado pelo casaquinho não favoreceu sua silhueta”
Dilma Rousseff tem 63 anos, foi presa e torturada. Foi eleita a 1ª presidenta deste país. Levou em sua posse mais gente do que Collor e FHC. Foram cerca de 30 mil pessoas acompanhando ao vivo, metade da primeira posse de Lula.
E “O Globo” falando das vestimentas.
Dilma já cansou de dizer que prefere ser chamada de presidenta {{o que muda? Confira aqui}}. E a folha?
Não ocorreu ao ‘jênio’ Pasquale Neto que a estranheza vem justamente do fato do país não ter tido, nunca, uma mulher no cargo.
A vida não será fácil para Dilma. Mas, como bem destacou a @BruxaOD em seu texto no Teia Livre:
Mas observem que, mesmo fazendo a observação “nas coxas”, é fácil demover os argumentos da oposição.
{{não acredite em mim}}
O futuro da oposição será ainda pior.
O problema da oposição está justamente na tática utilizada nas eleições. Não, não estou espezinhando novamente o fato da oposição ter perdido o pleito, mas apenas apontando alguns erros para lá de crassos.
A principal crítica feita ao PT é da dependência das pessoas ao Bolsa Família. As pessoas, em geral, diziam que é preciso mais do que dar comida e/ ou dinheiro. Essa é a lógica por trás do “Bolsa Família é Bolsa Esmola”.
E quais foram as propostas de Serra e PSDB sobre o assunto? Dar 13º salário aos filiados aos programas do governo, férias, etc. Atrelar mais benefícios ao programa.
Uma vez eleita Dilma diz que vai ampliar o programa e mostra preocupação com a saída destes programas.
Qual o discurso que sobra à oposição?! A ausência total de críticas e discurso consistente deram ao PT 8 anos de hegemonia nacional, hoje ampliada ao Legislativo, embora divida espaço com o PMDB que possui espaço maior, mas é aliado.
O PSDB está elaborando documento com os principais erros dos 8 anos de Lula.
Estamos preparando para divulgar, em breve, um documento onde avaliaremos os pontos fracos do governo Lula nos últimos oito anos.
{{não acredite em mim}}
Ou seja, a oposição já começa o mandato Dilma correndo atrás do prejuízo, enorme, que teve devido aos últimos anos de férias.
Um documento com os erros de Lula?! Parece piada.
Não me entendam mal, caríssimas leitoras e raros leitores, o governo Lula teve erros e não foram poucos. O primeiro mandato, por exemplo, é cheio de exemplos clássicos. Mas estamos em 2011.
A oposição está, com este documento, admitindo que nada fez durante os últimos 8 anos. Tivesse feito e não seria preciso documento algum.
Dilma, como Lula, enfrentará a oposição da mídia. Seus problemas virão dos aliados, não da oposição. Dilma terá que se preocupar com cada vírgula de seus documentos, cada respiro de seus ministros e, principalmente, de suas ministras. Ou ainda restam dúvidas do machismo da imprenÇa?
À oposição resta lutar pela sobrevivência em um país onde 69% da população acredita que o atual governo será melhor que o anterior {{não acredite em mim}}
ótima análise. Oposição no Brasil é piada. Não apresentam projetos, não discutem. São simples: se for projetos do governo somos contra. Usam a lógica do quanto pior, melhor. PSDB está fadado ao desaparecimento se não mudar essa postura, vai para o mesmo lugar que o DEM se encaminha nos próximos anos: ficar no passado. o PSDB ainda dura alguns anos a mais que o DEM. Não sabem ser oposição e nem tentam aprender, uma lástima.
Concordo com o Roger. O PSDB e o DEM como oposição são uma piada de mau gosto.
Mas é assim mesmo. PSDB/DEM não sabem ser governo, não sabem ser oposição, não sabem FAZER oposição, não sabem discutir projeto de governo, não sabem CRIAR um projeto de governo, não sabem fazer campanha eleitoral limpa e decente e houveram situações em que ambos não souberam se portar democraticamente. Enfim, esses partidos não servem para nada. Pra que a gente precisa de dois partidos tão inúteis assim?
E, no mais, gostei de uma frase:
“Seus problemas virão dos aliados,”
Exatamente, quem tem um “aliado” como o PMDB, não tem um aliado. Tem um Brutus pronto para dar aquela punhalada.