Alguns dos erros de José Serra e alguns acertos de Dilma Rousseff para tentar explicar o resultado da campanha presidencial. E, claro, não pude deixar de espezinhar na imprenÇa…
Verdade seja dita Dilma não é nenhum poste. Verdade seja dita, o único poste que surgiu nestas eleições foi a tal Weslian, que não merece sequer o título de ‘mulher’, tal a vergonha a que se submeteu.
A primeira coisa que me vem à cabeça são os comentários de tantos ‘analistas políticos’ que fazem jus somente às quatro primeiras letras da expressão. Por quê? Ora, porque passaram 4 anos dizendo que Lula não faria sucessor.
Depois, quando ficou claro que Lula faria uma sucessora, falaram que ele não conseguiria transferir votos. Depois, quando transferiu boa parte deles, passaram o tempo todo criticando as pesquisas eleitorais (sim, ontem, antes do final das apurações) por não acertarem a diferença entre Dilma e Serra.
Depois, hoje, quando ficou claro que as pesquisas acertaram (Dilma 56% contra 44% de Serra) destacaram uma única frase, retirada de um discurso de 25 minutos, como intuito de desqualificar a já eleita, Dilma.
“Vou bater à porta de Lula para pedir conselhos”
Não destacaram, por exemplo, o compromisso de Dilma com as mulheres brasileiras. Não destacaram a frase, em minha humilde opinião, mais importante de todo o discurso:
“Os pais agora podem olhar nos olhos de suas filhas e dizerem: ‘você pode’ ”
Não sou nenhum analista, mas me parece muito mais simbólico. Muito menos machista.
Dilma ganhou, dizia eu, principalmente pelos erros de José Erra. Ganhou porque o candidato tucano não soube atrelar em si uma imagem de oposição.
Serra colocou o presidente Lula em seu programa de governo. Depois disse que essa mesma figura estava contra a liberdade de imprensa. Serra disse que Marina estava mais próxima do mensalão e de Dilma do que ele mesmo, José Erra.
Erra não soube articular uma aliança forte com o principal partido aliado, DEM. Não soube, por exemplo, trazer um nome de força nacional para sua chapa. Não sou eu quem diz, veja:
Gostaria de resultar que questoes como religião em um pais laico como Brasil não deveriam constar de campanhas politicas, muito menos o Bento XVI, dar palpites, primeiro teria ele que cuidar dos pedofilos, para depois palpitar em coisas como estas. Digo mais presidencia da republica está muito alem de aborto e religião é o destino de uma nação, de um povo. Não sou católica, mas a minha religião esta ligada diretamente a minha pessoa, o que sou e o que pretendo como cristã.
neusa maria
Acho que a Dilma saí com um poder incomum, com casa arrumada e tem tudo para ser beeeeeeeem melhor que o Lula em 8 anos…
Se vai ser ou não, aí é outra história….
Concordo. Mas cuidado com a base aliada. É aliada, não é fiel…
vcs sabem quem sao os aliados da dilma ??? quase todos tem no nome a letra J … jateme, jose jenuino jose sarnei , jade barbalho que ironizou fixa limpa .. e tem mais J por ai que ninguem lembra!!! jose sarnei filho .. todos juntos com a dilma. quase todos , coroneis do nordeste faz parte da base aliada da Dilma……
Por essa lógica ficamos sem ninguém no poder, Nicole.
Ou você é a favor do Quércia? Ou seria a favor do Gilmar Mendes? E como você explicaria a busca que José Erra fez pedindo apoio ao PMDB antes das eleições? O Feldman e o Gabeira, podem?