Escolha uma Página
Espalhe a notícia

Brasil e Turquia foram até o Irã e convenceram Mahmoud Ahmadinejad {{deus salve o ctrl+c e ctrl+v}}a fazer o acordo que ninguém esperava, ninguém acreditava. E os EUA correram para as sanções. A imprensa vê tudo isso e conclui… Santa ignorância Batman!

Quando eu postei aqui que o Brasil havia feito uma grande coisa ao assinar o acordo com o Irã pouca gente me deu razão. Houve até quem dissesse que não foi um sucesso, que o acordo era uma besteira, mesmo nos comentários…
Ousarei discordar, de novo.
Antes gostaria de mostrar uma matéria SUPER IMPARCIAL coisa de analista político mesmo…{{tomei a liberdade de fazer comentários no próprio vídeo}}
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=GrXKAcc4KyE]
Ok, vamos ignorar o Jabor, já vimos que ele não fala coisa com coisa. Mas como fica o tal acordo, se os EUA estão querendo sanções a todo momento?
Primeiro é preciso lembrar de quem estamos falando. Estamos falando de um país que alegou “armas de destruição em massa” para invadir o Iraque, enforcar o Sadam e que, depois, assumiu que não havia arma de destruição em massa nenhuma:
{{não acredite em mim}}

Ninguém está dizendo que o Iraque ou que o Irã é coisa que se cheire ou que são bonzinhos ou que devemos apoiá-los, estou apenas mostrando fatos…

É papel dos EUA pedir sanção ao Irã. E deveria ser papel da ONU fazer de tudo para que se evite uma guerra. Não surpreende, portanto, que os EUA digam que o acordo nada vale, é uma questão de posição política.

O acordo foi em vão? Bem, então vamos olhar a coisa como um todo. Antes do acordo estava acertado que haveria sanções para o Irã, devido à sua radicalização na questão. Ninguém negociava, cabia a ONU fazer o que poderia. E depois do acordo?



Apoie o Jornalismo Independente

{{não acredite em mim}}

 

O papel que Brasil e Turquia fizeram, portanto, não foi nada do que o tentativa de Paulo Francis Arnaldinho Jabor falou. Não há vergonha na negociação, muito pelo contrário. O Brasil tomou uma posição e , diferente do que gostaria o comentarista, confrontou os EUA.
É bom que alguém no mundo faça esse papel. E fico feliz que tenha sido o Brasil. Os EUA provavelmente tentarão uma invasão no Irã, independente do que a ONU disser, foi assim no Iraque.
Em realidade tudo que os EUA não queriam era esse acordo. Quanto mais motivo tiverem para a invasão melhor.
Lembro aos leitores que o Irã é um dos países mais desenvolvidos da região. Lembro que a importância militar da região não vem de hoje (pergunte aos romanos), e que os EUA estão perdendo força por ali.
Pode ser que o acordo seja mesmo ignorado solenemente, mas isso não quer dizer que não tenha sido bom para o Brasil.
Espalhe a notícia