Escolha uma Página
Espalhe a notícia

   Fizeram alarde. Disseram que os políticos não queriam. Ia ser a moralização da tal política. Mas qual a real importância desta lei? Hoje o ImprenÇa faz uma análise da histeria incontida do resto da imprensça…

             Você certamente se lembrará de tudo que se falou sobre a aprovação do projeto Ficha Limpa, aqui mesmo eu já critiquei tamanha histeria. Mas para que não sejamos todos levianos, vou mostrar porque discordo de tanta comemoração.

              Esta semana a mídia toda divulgou um grande feito do projeto:



Apoie o Jornalismo Independente

not_ficha

{{Clique para ampliar}}

 

              Até o momento em que publico este post são cerca de 3 mil candidaturas que estão impugnadas devido ao projeto. UAU! Dirá o pobre leitor desinformado {{calma, tudo tem solução!}}. Pois a realidade é diferente:

fichalimpa2{{não acredite em mim}}

         Ou seja, um pouco menos de 14% dos candidatos tiveram a candidatura impugnada. Seria até um número expressivo, mas o caso é que do total de 3 mil candidaturas impugnadas como faz alarde a matéria que expus logo acima:

Com isso, o total de candidaturas impugnadas na Justiça Eleitoral chegou a 2.967. Pelo sistema do tribunal, não é possível detalhar quantas impugnações foram pedidas pelo Ministério Público, e quantas foram solicitadas por partidos e candidatos.
As impugnações podem ser solicitadas por Ministério Público, siglas e candidatos para impedir a aprovação do registro pela Justiça Eleitoral

As falhas apontadas na impugnação podem ir desde a falta de documentos a denúncias com intuito de impedir que políticos "fichas-sujas" disputem as eleições.

{{não acredite em mim}}

            Como saberemos então qual o real número de candidaturas impedidas pela milagrosa lei Ficha Limpa? Analisando as últimas eleições, assim teremos um número aproximado de quantas candidaturas são “novas”.

             Em 2006, segundo o mesmo TSE houve:

fichalimpa2006{{Não acredite em mim}}

 

                 Número bem próximo, portanto aos 22 mil candidatos que concorrem em 2010, alguma dúvida de que era muito fogo por nada? Não entendeu? Eu explico.

                  A eleição de 2010 ainda não ocorreu, certo? Portanto há 22203 candidatos querendo se eleger. Destes cerca de 3 mil estão em julgamentos por impugnação (ficha limpa, documentação etc.) ou seja restam 19 mil. Em 2006 a eleição já ocorreu, portanto todos os 18577 candidatos estavam aptos a disputarem o pleito.

2006 = 18.577 candidatos

2010 = 19.203 candidatos (Considerando que TODOS serão impugnados e TODOS pela nova lei).

Espalhe a notícia