Não é incomum ouvirmos aquela história de que se mais da metade dos eleitores votassem nulo a eleição seria cancelada. Mas isso é verdade?
Fosse este blog um telejornal e você só teria a resposta das perguntas feitas acima no último bloco {{ao menos teria uma certa graninha patrocinando-me }}. Mas este não é um telejornal, e ao contrário do Jornal Nacional, não vendeu suas reportagens ao Bradesco.
Portanto responderei logo a segunda pergunta:
Não. O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que os votos nulos por manifestação apolítica dos eleitores (protesto) não acarretam a anulação de eleição.
E de onde você tirou essa informação hein seu petista-safado-pago-pelo-governo-que-critica-o-cqc-pra-ter15-minutos-de-fama ?
Calma, santa! Olha aqui:
Pois sim. Caro arauto da boa verdade absoluta, caríssima salvadora dos votos inúteis, de nada adianta votar nulo.
Mas o voto nulo é sinal de protesto, certo?
Aí a questão é mais particular. Você pode considerar um indicativo de que está gritando aos 4 cantos que não gosta da eleição com os candidatos presentes. Pode ser que , uma vez eleitos, os candidatos que não ganharam seu voto olhem o resultado das eleições e façam uma autocrítica consciente e formidável. Mas pode ser que não.
Veja {{
mas nunca a revista!}} não estrou aqui afirmando que o voto nulo não significa nada. Estou apenas esclarecendo que o simples fato da brasileirada votar nulo não altera o resultado das eleições. Isto, claro, considerando que menos de 100% dos votos serão nulos {{
ao menos os partidos políticos e seus coligados votariam em alguém, né?!}.
É claro que é terrível você olhar para o quadro de candidatos e não se identificar com nenhum e mais claro ainda que votando nulo você deixa claro que não há ninguém que concorra e você concorde.
A questão é se isso vai mudar alguma coisa. E não, não tire conclusões, eu sou um daqueles tontos que acham que um sonho vale a pena ser sonhado, ainda que, para isso, se deixe a realidade largada num canto escuro qualquer.
Vamos votar nulo? Não sei. Mas, se este é seu caso, vote consciente de que isso não anula a eleição.
Pois é, mas o Regime Democrático também prevê que em uma eleição deve prevalecer sempre a opinião da maioria. Então se a maioria resolver rejeitar estes tais que se acham a altura de representar o cidadão, como ficaria ? Em várias cidades as eleições já foram anuladas porque os candidatos não atingiram essa maioria. Por outro lado, não nos interessa tão somente anular a eleição, mas não permitir que alguns pseudo-candidatos se elejam, e com certeza, o votos nulos deixam de eleger a muitos. Para nós isso é muito significativo. Agora, se a justiça vai ter coragem para contestar a opinião de milhões de cidadãos, aí é coisa que eu duvido, pois não existe lei que suporte a pressão popular. Se o cidadão quiser, é assim que terá de ser feito.
@Marcos BorkowskiMarcos,Nenhuma eleição no Brasil foi anulada por conta dos votos inválidos (nulos e brancos), nunca.A questão do protesto é coisa que deixo para cada qual decidir, mas a democracia prevê a que a vontade da maioria dos votos válidos e não da maioria da população (há muita gente que não pode e outras tantas que podem escolher se votam ou não, por exemplo)Abraços forte,
Não são votos "nulos" que "anulam" uma eleição!É não "ir" votar! É ir contra a "obrigatoriedade" de "ir" votar! É democrático vc (o Estado) "obrigar" alguém a fazer uma ou qq coisa que ele não queira?! E depois, não é pra "anular" eleição que não vou votar, se "ninguém" for, não houve eleição, não há o que ou quem eleger! Anarquia, ontem, hoje e sempre! Não existe outro modo de "ser livre"!
@WillExato!
E se estes votos nulos nao forem por manifestação apolítica dos eleitores (protesto), mas sim por falta de opçao mesmo. Ainda sim nao seria anulada?
@BrianBrian,Não vejo como alguém deixaria claro, porque votou nulo, posto que o único registro do teu voto é que é nulo. Não há justificativas na urna eletrônica ;)Abços
Na verdade o voto nulo pesa no cenário internacional.Uma empresa ou mesmo um país pode não querer se associar a um país cuja população não acredita nos governantes, pois é um país que pode sofrer golpe de estado a qualquer momento.
Não esqueçam de ler o item 4, o volo nulo diminui a quantidade de votos necessária pra se eleger um candidato
@Rafael MonteiroClaro, pq não entram na contagem final, isso influi, inclusive, na hora de saber se haverá ou não 2º turno.Abços
É isso que nao faz sentido.Se nao há justificativas na urna, se sao simplesmente votos nulos, de onde eles supoem que isso seja uma manifestação apolítica?Falow
@BrianApolítica = não toma partido. Ou melhor seria dizer, não fica de lado nenhum.Essa é a definição… Se vc não discute política vc é apolítico, o judiciário é outro poder apolítico…O voto nulo é apolítico pq não é direita, centro, esquerda, é simplesmente 'nada'. (está entre aspas q ñ é pra ter o tom pejorativo que a palavra parece ter…)Abração
E essa questão da lei <a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4737.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4737.h… />Lei nº 4.737/art. 224
Tem nada demais uai… olha o Art 211 , tudo dentro dos conformes… 😉
Não se trata de não ter em quem votar, mas sim de um protesto que pode sim repercurtir na mídia e fazer com que se pensem numa reforma administrativa, onde os políticos poderão deixar de ter suas mamatas e altos ganhos.