Escolha uma Página
Espalhe a notícia

Não é incomum ouvirmos aquela história de que se mais da metade dos eleitores votassem nulo a eleição seria cancelada. Mas isso é verdade?
Fosse este blog um telejornal e você só teria a resposta das perguntas feitas acima no último bloco {{ao menos teria uma certa graninha patrocinando-me }}. Mas este não é um telejornal, e ao contrário do Jornal Nacional, não vendeu suas reportagens ao Bradesco.

Portanto responderei logo a segunda pergunta:

Não. O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que os votos nulos por manifestação apolítica dos eleitores (protesto) não acarretam a anulação de eleição.

E de onde você tirou essa informação hein seu petista-safado-pago-pelo-governo-que-critica-o-cqc-pra-ter15-minutos-de-fama ?
Calma, santa! Olha aqui:



Apoie o Jornalismo Independente

Pois sim. Caro arauto da boa verdade absoluta, caríssima salvadora dos votos inúteis, de nada adianta votar nulo.
Mas o voto nulo é sinal de protesto, certo?
Aí a questão é mais particular. Você pode considerar um indicativo de que está gritando aos 4 cantos que não gosta da eleição com os candidatos presentes. Pode ser que , uma vez eleitos, os candidatos que não ganharam seu voto olhem o resultado das eleições e façam uma autocrítica consciente e formidável. Mas pode ser que não.
Veja {{mas nunca a revista!}} não estrou aqui afirmando que o voto nulo não significa nada. Estou apenas esclarecendo que o simples fato da brasileirada votar nulo não altera o resultado das eleições. Isto, claro, considerando que menos de 100% dos votos serão nulos {{ao menos os partidos políticos e seus coligados votariam em alguém, né?!}.
ocioso
É claro que é terrível você olhar para o quadro de candidatos e não se identificar com nenhum e mais claro ainda que votando nulo você deixa claro que não há ninguém que concorra e você concorde.
A questão é se isso vai mudar alguma coisa. E não, não tire conclusões, eu sou um daqueles tontos que acham que um sonho vale a pena ser sonhado, ainda que, para isso, se deixe a realidade largada num canto escuro qualquer.
Vamos votar nulo? Não sei. Mas, se este é seu caso, vote consciente de que isso não anula a eleição.
Espalhe a notícia