Se o nobre leitor e a nobilíssima leitora é dotada{{o}} de algum grau de ‘nerdice‘ certamente já ouviu falar de “Two and a Half Men” {{esdruxulamente traduzido pelo SBT por ‘dois homens e meio’}}. Caso não tenha ouvido falar saiba que o programa é um sitcom {{manja aquelas comédias americanas com risadas ao fundo?! Pois sim…}}dos mais bem sucedidos. Bem, pelo menos era.
Acontece que o seriado é baseado na vida de 3 personagens {{1 pai, nerd; 1 tio, galinha e bon vivant; 1 filho / sobrinho, gordo, guloso e burro}}. Acontece também que 1 dos atores {{Charlie Sheen, o tio bon vivant}}teve um ataque, surtou, ou apenas assumiu a boa vida {{hey, 2 milhões POR EPISÓDIO}; deixo a conclusão por sua conta.
Primeiro de tudo, antes de qualquer outra coisa, recomendo fortemente o post do @izzynobre sobre o assunto. Depois, recomendo fortemente {{àqueles que falam inglês}} que assistam ao vídeo da entrevista {{não acredite em mim}}.
![]() |
Meia chance para você dizer quem é quem |
O doutor Sheen diz o seguinte:“I don’t know, man. I was banging seven-gram rocks (…)”A frase era uma resposta à pergunta da reporter Andrea Canning sobre quanta droga o cara estava consumindo. Traduzida, a frase significa:“Sei lá, broder. Eu tava detonando pedras de sete gramas (…)”
Não sou usuário de drogas, mas sei que “rocks/pedras” pode significar pelo menos três tipos de droga diferente — crack, ópio, e crystal meth. Tais pedrinhas são minúsculas, geralmente medidas em miligramas.
Bom, para resumir o assunto, vejam como a notícia chegou:
fazer discurso sobre uma frase torna você igual aos tais fofoqueiros. no caso cabe a historia da tal pessoa. pedra é so crack mesmo . as demais recebem outros nomes apesar de também serem cristais. um pedra de 7 grama é o mesmo que 7 pedras. crack, assim como cocaína, tem como unidade 1 grama. fumar crack ou cheirar cocaína é consumir 1 grama.
{{Pedra é só crack mesmo? Tem ctz? Pq, sei lá eu lembro de outras duas drogas, mas se quiser leia vc mesmo… http://www.getsmartaboutdrugs.com/identify/rocks…. Outra dúvida, professor, cocaína só é cheirada? Me conte mais sobre o assunto…}}
Então você é expert em drogas, Fernando? E também é expert em linguística e interpretação de textos? Porquê a meu ver, e com certeza no de qualquer pessoa que consiga entender quatro linhas de texto seguidas, o uso da palavra “rock” no contexto acima deixa margem para interpretação sim. Você parece partir do pressuposto de que “pedra” em nosso país é mais usado como sinônimo do crack de cocaína (sim, existem outras variantes da droga), e não leva em conta que a mesma palavra pode ter outros significados em outros países. Outra coisa, de onde que você tirou que a unidade básica de toda droga é uma grama? A cocaína, assim como o crack, tem graus de pureza, sabia? Cheirar uma grama de cocaína pura pode ser satisfatório para o usuário, mas e no caso de uma droga “batizada”?
Bom, só pra resumir, tem vezes em que é melhor ficar “de boa”. E não falar bobagem.