Escolha uma Página
Espalhe a notícia

Quem acompanha o blog sabe que o caipira safado que o escreve participou do 1º Encontro de Blogueiros Progressistas de São Paulo, um encontro com blogueiros da esquerda {{sim, amplo assim}}que pretendia discutir, entre outras coisas os rumos e leis da internet no Brasil.

Algumas pessoas vieram me confrontar {{confronto de ideias, discussão, etc.}} sobre ser o encontro uma grande panelinha de blogueiros amiguinhos e etc.
Acho perfeitamente normal e justo que se pense assim, quando você não foi ao encontro ou não acompanhou; mas acompanhando o evento você veria que a tal panelinha é feita de pessoas que não concordam com tudo, em absoluto. Ao contrário. 
Mas existem pontos que todo blogueiro deveria se atentar, seja ele um blogueiro de humor ou de política. Por exemplo a lei Azeredo {{apelidada carinhosamente de AI5- digital}}, ou a “lei dos 3 strikes” na França.
Não tem a mais vaga ideia do que significa? O Caipira resume, para você ver que se trata de assunto amplo e  e extremamente necessário a qualquer internauta, mesmo os que não gostam de política ou não são de esquerda{{WTF isso quer dizer?!}}.
Resumão da lei dos 3 Strikes {{não, meu filho, não é boliche}}

1. Você é avisado sobre ação ilegal {{baixar um CD ou vídeo ou livro que não se venda mais, porque não é rentável e que você só encontra na internet, por exemplo}} em seu e-mail pessoal
2.Você leva o segundo e o terceiro avisos pela prática.
3. Você é banido da internet pelo provedor de serviços, por 1 ano. MAS É OBRIGADO A CONTINUAR PAGANDO O PROVEDOR.

Veja bem, não estou levando em conta que o governo por lá tem acesso a seu e-mail pessoal e dados de tráfego cibernético, sem precisar pedir a sua autorização ou mandaDo na justiça.

E isso é, mais ou menos, o que a Lei Azeredo quer por aqui. E o que a Inglaterra está querendo aprovar por lá. Sacou?!

Isso tudo para explicar que o encontro não é algo de panelinha, mas algo para discutir estas questões, como foi feito, inclusive com a participação de parlamentares de diversos partidos comprometendo-se a criar um marco legal para conter as investidas de leis como estas que mostrei.



Apoie o Jornalismo Independente

Blogueiro pensa? Pensa e pensa direitinho. E um dos resultados do encontro foi uma carta com reivindicações {{não acredite em mim}} e uma carta com propostas, das quais destaco as que eu mesmo fiz {{modesto eu, diz aí?!}}:

  • Que os blogueiros progressistas não copiem o conteúdo total de outros blogs. Copiem apenas parte do texto, dando crédito e link e então façam seus comentários nos blogs deles;
  •  Programa de afiliados do Governo Federal, nos moldes ao que existe como UOL afiliados, Google Adsense. Um do governo para que blogueiros em geral tenham acesso e essa verba seja distribuída de acordo com o número de visitas, como já é feito;

E aí, ainda acha que é coisa de panelinha ou será que as propostas te beneficiariam?!
Espalhe a notícia