Quando Lula estava para sair da presidência chegou a dar uma declaração bastante interessante a respeito de sua saída, disse ele:
“Sei da minha relação com a sociedade, mas quero desencarnar do cargo. Quero fazer uma limpeza para voltar a agir na mais primorosa normalidade de um ser humano.”
A revista Veja chegou, à época a fazer uma capa sobre o fato de Lula deixar de ser presidente:
Há na psicologia um termo bastante conhecido: projeção.
Resumidamente o termo significa:
Mecanismo de defesa pelo qual uma pessoa atribui a outra ou a algum fator externo suas próprias motivações ou conflitos
Um pouco antes, ainda em 2010, foi colocada pela imprensa em geral a dúvida: “Lula tentará um 3º mandato?!”.
Ao contrário do que a maioria pode pensar a oposição lamentou que Lula não tenha tentado mesmo o 3º mandato. Era óbvio que conseguiria. Sua reeleição não apenas o desgastaria como permitiria que os governadores {{a oposição detém alguns dos principais estados, lembra?}} também tivessem um 3º mandato.
Lula demonstrou maturidade política e republicana. E contra a vontade da maioria {{sim, da maioria}} elegeu uma sucessora, ao invés de outra reeleição.
Eu já escrevi aqui mesmo sobre a dependência da mídia com relação ao ex-presidente, mas a folha, especificamente, tem se superado.
Ou coloca Lula como opositor de Dilma {{aquela que antes era um poste, lembram?!}} ou coloca Lula como um bon vivant como fez em recente matéria {{não acredite em mim}}. Entre outras bobagens diz a folha:
A diferença é que, agora, o o governo não paga mais as viagens de Lula. Mas ele tem a ajuda de amigos, que lhe oferecem jatinhos, e de empresas que o convidam para eventos e bancam os custos.
Fosse outro ex-presidente e os convites para eventos não seriam apenas considerados normais, como seriam exaltados como trabalho, já que Lula tem ido proferir palestras.
Não é uma questão de preconceito, apenas, mas de audiência, vendas. Falar de Lula traz audiência para o site, venda para o jornal e revista.
Ah, faltou uma informação essencial dita pela folha na matéria:
Segundo sua assessoria, as viagens para palestras são pagas pelo contratante.
Segundo a assessoria, é bom frisar. Afinal, todo o resto do mundo quando viaja a trabalho tira do bolso a hospedagem e o translado, certo?! Otávio Frias responderia sim.