Menos de uma semana depois de destacar seus “Princípios Editoriais”, a Rede Globo de Televisão faz a cobertura sobre os acontecimentos da terra da Rainha. Sempre pautada pela isenção e pela crítica, além da responsabilidade de procurar saber o que está acontecendo, realmente, a Globo dá uma aula de jornalismo {{empresarial}}.
{{Crédito da foto: Elfaen}}
Procurando, como sempre fez, ouvir todos os lados da questão e partindo do princípio de que não se pode fazer julgamentos antecipados nem pré conceitos sobre absolutamente nada, a Globo News fez uma excelente entrevista com um sociólogo:
Me parece que o estopim foi o protesto contra a morte do jovem nesse tiroteio com a polícia, mas o contexto social parece ter perdido, né? O fundamento nessas questões. O que está acontecendo agora na sua visão é que pessoas e jovens estão aproveitando o caos, para praticar crimes?
A única falha nessa entrevista toda foi a escolha do entrevistado. Visivelmente aquém dos jornalistas ali colocados, o tal sociólogo resolveu fazer um pré julgamento dos acontecimentos, tratando a todos como indefesos, num óbvio caso de paternalismo, que tem tomado este país.
São pessoas como ele, as responsáveis pela impunidade em todo o mundo. Qual o julgamento desse cidadão {{podemos chamá-lo assim?!}} sobre os acontecimentos?
Não, eu não vejo assim. Eu acho que o governo britânico está encarando e analisando esses acontecimentos. Transformando em bandidos, em vândalos, em predadores, né?! Milhares de jovens que estão insurgindo contra a condição mesmo que eles têm na sociedade inglesa.
Um verdadeiro absurdo. Uma falta total de conhecimento. Só porque Tottenham tem apenas 35% de desemprego entre jovens de 16 a 25 anos, ele acha que está justificado esse tipo de ação?! Só porque no mesmo bairro, uma semana antes a prefeitura cortou 75% da mesada do dinheiro para projetos sociais no mesmo bairro?!
Só porque a polícia inglesa recebeu autorização para abordar qualquer transeunte sem qualquer motivo uma semana antes dos ocorridos?!
Todos sabemos da eficiência e cordialidade da Polícia Inglesa. Sempre educados, nunca fizeram um ato sequer de violência contra os cidadãos de bem. É claro que os mais chatos lembrarão do tal brasileiro que morreu mas, vejam: é o combate ao terror! A culpa é dos terroristas!
Imaginem os senhores que só porque 300 pessoas foram a uma delegacia pedir explicações pela morte de um moleque {{que deve ter feito algo ruim, caso contrário a polícia não o abordaria}} e ficaram 4 pequenas horas aguardando sem notícias {{ A polícia estava ocupada, isso é bom!}}, então podem ficar revoltadinhos?!
Tenho convicção de que são sociólogos como este que fazem um papel panfletário e espalham esse espírito anarco-ateu-comunista que causam tantas intempéries aos cidadãos de bem do mundo. Ainda outro dia aconteceu algo semelhante na França. Dois bandidos, travestidos de jovens estudantes, fugindo da bem treinada polícia francesa acabaram preferindo morrer numa estação de distribuição de energia a confrontarem o poder das leis. Criminosos, com toda certeza.
É por isso que resolvi exaltar a Rede Globo de Televisão {{noticiando com isenção desde seu nascimento, durante a grandiosa Revolução de 1964}}. Por mostrar a esse sujeitinho a realidade nua e crua. Sem esse paternalismo que não leva a nada.
Peço que assistam com atenção ao vídeo e reparem em como é mal intencionado esse sociólogo, sempre tentando desmentir os Jornalistas isentos globais:
{{dica do vídeo veio pelo Twitter, obrigado @aneliseani}}
Caipira, você deveria se informar melhor. Tudo é culpa da sociedade bolchevo-burguesa-socialisto-proto-cristóica. Não acredite em mim: http://bit.ly/ofx2fi.
“O que está acontecendo agora na sua visão é que pessoas e jovens estão aproveitando o caos, para praticar crimes?”
Acho fantástico isso de deixar o especialista a vontade para manifestar seu ponto de vista, sem lhe direcionar o raciocínio.
Caipira,
Você copiou o vídeo né? Aqui já não está funcionando.
Oi Chico,
Copiei, o link é esse aqui -> http://migre.me/5tryn
Abração
hahahah
mto bom…
Cara, eu acho que protestos são válidos…Mas sinceramente, o que tá rolando agora, não se justifica mais por protestos pela morte de uma pessoa, nem as condições a que essas pessoas tão expostas. Já morreram 5 pessoas, por causa dessa baderna, e nada justifica a perda de vidas…
Globo = alienacao das massas. sem +
Meu caro, em que planeta vc vive? Rede Globo isenta? Conta outra?
Num planeta longínquo e distante, onde é possível o uso da ironia e sátira…
Pow Zé, o cachorro comeu a página do meu amansa burro (dicionário pros analfas) que eu emprestei pro pessoal aí de cima com a palavra ironia… pega leve aew… e o analfabetismo funcional, hein hein?!
Se pah alguém do rh da emissora do plim plim lê e sofre da mesma burrice dos comentaristas de plantão e te contrata, eu não duvido, acho q tu tá com medo de seguir o conselho do amigo pra ironia mode on pra isso né, huhAHIAHEHEA
A rede Globo nunca foi isenta, nunca agiu com a imparcialidade informativa necessária a um meio de comunicação que se diz sério.
Por favor meu camarada, vá se informar, e assista, se puder, o documentário “Muito além do cidadão Kane”.
É fácil, procure no youtube que encontrará.
Mmmm farei isso, Thiago!
Aproveitarei que estou em busca de conhecimento para verificar o significado de “ironia” e suas aplicações na produção de texto… deve existir algo…
Cara, por pior que seja a situação deles, ainda assim nem se compara com a vida de pessoas com as mesmas condições aqui no meu bairro. E mesmo assim, se essas pessoas saíssem por aí saqueando, vandalizando, machucando, eu estaria contra elas.
Quer protestar? Ótimo. Aqui no brasil sobra filósofo de blog e falta gente pra marchar em qualquer coisa que não seja um “Fora Teixeira” ou “legalize já”. Mas assim que o movimento desanda pra violência gratuita, ele perde a legitimidade, igualzinho o governo britânico quer que aconteça.
Eram vítimas, viraram vândalos fazendo mal pra gente que não tem nada a ver com o pato.
HAhahaha boa!!!
Quer dizer, é sério isso?
Excelente o post, principalmente porque hoje parece que demonizar a Globo, virou modinha para desocupados tecladores.
E, falsos moralistas…evidentemente.
Parabéns. Vou divulgar esse post.
Fuck Yea! http://3.bp.blogspot.com/-sl402uSDipA/TdU0I9N7HnI/AAAAAAAAAwc/Ktm2KktDJvo/s1600/fuck+yea.jpg
” … do tal Brasileiro que morreu…” Parabéns continue assim.
Rede Globo, emissora mais isenta e não-tendenciosa que o dinheiro pode comprar.
Será que é tão difícil identificar a ironia contida no texto? A incapacidade de interpretar um texto tão óbvio é assustador. MEODELWS!
Essas pessoas comentando são umas brincalhãs né?
tomara 😀
Cara, é nojenta a tentativa dos repórteres em criminalizar os atos dos tais “rebeldes”. E isso porque a Gobo tem um código de ética. Imagina se não tivesse…
Acho um absurdo quem ainda fala que a Globo é tendenciosa. Certamente é um bando de revoltado sem causa, de 15 anos de idade. Como é bom ver que alguém no mundo percebe a clareza dos fatos: a Globo se mantém isenta.
He; parabéns pelo texo.
Também acho. Adoro quando entendem meu texto…
Caro Caipira, excelente texto.
Sugiro a você colocar no título um parênteses (ironia mode ON) para que os leitores entendam seu ponto de vista, haja visto que muitos te levaram a sério, coitados.
E a diversão, fica como?
Bem lembrado.
Cara, melhor jogar essa fotinho nos próximos textos, percebi, de leve, uns leitores do Reinaldo Azevedo por aqui…
http://3.bp.blogspot.com/_1pbQ7K-541o/TCq–F4K5lI/AAAAAAAAAHQ/SOs04_vA5ns/s1600/sarcasm-the-big-bang-theory-8135257-500-281.jpg
Porra cara! Preciso reconhecer….excelente trabalho! Além disso…….concordo com a idéia de você fazer um ”esboço gráfico” no título, para que os analfabetos funcionais também entendam a intenção do blog. Vlw….
……essa tal ”inclusão digital” é foda! HAHAHAHAHA
A rede globo é o que há de melhor em nossa televisão,e eu sempre irei concordar com tudo o que nela passar,independente do que seja.Só comunistas-ateus-vagabundos-modinha não fariam isso.
Admiro seu espírito crítico!
É admirável como proliferam na rede, pessoas com elevados níveis intelectuais, que dominam com grande sabedoria os mais diversos assuntos.
É um milagre da natureza humana, tantas ideias originais e estilos literarios.
Principalmente nas críticas repetitivas e batidas, mister se faz ser “diferenciado”.
Nesse caso, a metáfora brota com muita facilidade, embora as vezes o esforço metafórico espere aplausos por sua originalidade, se surpreenda ao ser “embananado”, por uma metáfora em contraponto.
Mas de qualquer forma, é assim que se aprende na vida, principalmente os mais jovens.
Jornalista velho usando metáforas é simplesmente ridiculo e deprimente, como um cara de 70 anos, usando rabo de cavalo.
Realmente,resumir esses protestos em simples vandalismos e querer transformar esses jovens em rebeldes sem causa é uma péssima maneira de ver a realidade,a lucidez do sociólogo e sua análise coerente com os fatos mostra um pouco da dura realidade vivida por essas pessoas que se revoltam.Parabéns valeu
MAravilha!
Percebe-se o leve desconforto dos jornalistas ‘JÁ QUE VOCÊ DIZ QUE NÃO SÃO MARGINAIS……”
E outra, quando faltam argumentos a gente joga pra todo lado: “seriam jovens passeando de férias e embarcando no fluxo da violência?’ Fiquei imaginando um grupo de amigos fazendo uma ~eurotrip~, dando uma passadinha por Londres e pensando “Mmmmm que ver troca de guarda o quê, acho que pra enriquecer a experiência a gente devia participar desse protesto divertido aí, pega a câmera pra gente postar no Face depois!!”
Vendo o vídeo de novo, não acredito que deixei passar o genial risinho do sociólogo claramente se divertindo com cada pergunta dos jornalistas. Só faltou passar a mão na cabeça “Não, querido, deixa que eu explico de novo que você consegue” hahaha Credibilidade, a gente vê por aqui