Escolha uma Página
Espalhe a notícia

Já faz tempo e já foi muito dito que a comunicação do PT precisa melhorar. Desencontrada, desatualizada e banalizada, uma das áreas principais do mundo moderno {{não só o mundo político}} é delegada a pessoas que não entendem ou, se entendem, não produzem resultado positivo. Ao contrário.

No dia 8 de março {{dia internacional da mulher, pelo qual o blog se desculpa, foi o 1º ano em que não teve texto sobre o tema publicado. Veja posts femininos sobre o dia da mulher publicados no blog clicando aqui}} a Presidenta Dilma Rousseff fez um pronunciamento e, como se sabe, foi alvo de um panelaço.

Não importa se foi uma Revolta do terraço Gourmet, como este blog intitulou o ato, ele existiu e foi, até certo ponto, espontâneo.

A falta de comunicação do PT

{{Crédito da foto: atual-art graffiti }}



Apoie o Jornalismo Independente

Sim, está claro para todo o planeta, que a ação teve um começo orquestrado.  Provavelmente dos partidos de oposição. Agora: está errado? Não. Obviamente que não.

Não se trata de concordar ou não com a revolta gourmet, trata-se de entender que a oposição tem todo direito de fazer… oposição. E que o partido do governo deveria esperar, ou ao menos, reagir decentemente a isso.

Não sei, não tenho nenhuma informação de dentro. Mas é lógico supor que a direção do PT sabia dos ataques que viriam no pronunciamento da Presidenta. Por quê? Bem, porque a direção do PT preparou um contra-ataque:

A comunicação do PT

Acontece que o contra-ataque não funcionou, nem funcionaria. Uma panela na janela do vizinho obviamente faz mais barulho que uma hashtag.

Que bom que o PT aprendeu a usar algumas redes sociais. Mas isso deveria ter acontecido em 2011, não agora. Agora é tempo de whatsapp. As redes da oposição {{e aqui falo com conhecimento, não com lógica}} não se findaram com a eleição. Os grupos de whatsapp criados para a campanha continuaram ativos. Por quê? Porque aglutinam,  são baratos e eficientes.

zazap

A cena acima me foi enviada pelo tal whatsapp. Ocorreu num colégio particular de elite de alguma capital. Oculto os nomes e cidade para não prejudicar ninguém. Alguém acha que a tal diretora acima é paga pelo PSDB ? Sério???

O PT que mal engatinhava neste tema ao final do segundo turno resolveu… fechar todos os canais criados para isso. O site Muda Mais foi fechado por uma questão de briga interna do partido. Usou-se de desculpa que o site tinha pouco acesso {{e tinha, pouco mais de 60 mil / mês}}. Mas todo o planeta publicitário sabe que o número de leitores é o menos importante quando o assunto é internet.

Quais leitores? O que influencia? Qual a capacidade de aglutinar? Esses são dados que deveriam ter sido levados em conta, caso a discussão sobre a comunicação do PT fosse realmente séria. Não é.

Ela esbarra em interesses financeiros {{pergunte a uma certa agência apimentada}}, interesses de ego e brigas de corrente. Uma piada infantil e de mau gosto.

E enquanto as crianças parrudas brigam, quase 70% dos que utilizam o PROUNI são contrários ao Bolsa Família {{não acredite em mim – R7 – no parágrafo sobre comunicação}}. Enquanto a Executiva desautoriza os militantes a irem no ato do dia 13, a mídia insiste em colocar a Lava Jato nas costas do PT.

Já passou da hora dos dirigentes do PT levarem a comunicação a sério. E levar a comunicação a sério não é pagar 120 mil reais pra blogueiro fazer campanha para governador e ter menos de 1 milhão de votos. Não é apresentar soluções que envolvam a própria empresa.

Levar a comunicação a sério é pensar e entender as redes sociais. De verdade. Não é chamar de golpismo um panelaço. Não foi e não é golpismo protestar contra o governo. É da democracia. Cabe ao partido do governo:

  • Cobrar o governo para que ele tencione à esquerda
  • Comunicar à população os avanços conseguidos pelo governo

 

As duas coisas. Não adianta cobrar da periferia que ela vote no PT por uma gratidão a programas sociais. Não existe voto de gratidão. Voto é pragmático. Quer que a periferia vote em você? Demonstre e comunique porque demônios você fez/faz e fará mais que o fulano para a vida dessas pessoas.

Não é possível que um recuo BOM do governo, como a decisão da Dilma de “taxar” um pouco mais o imposto de renda dos mais ricos SEJA COMUNICADA PELA FOLHA DE SÃO PAULO. Não É POSSSÍVEL QUE A PRESIDENTA NÃO PUDESSE TER DITO ISSO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

Belíssima comunicação do pt. Só que não.{{não acredite em mim – folha}}

Desculpem os gritos. Mas as vezes parece que a direção do PT tem muita cera no ouvido.

Qual foi a última vez que o PT convocou uma manifestação, fora da eleição ? Como foi essa manifestação? Em tempos de churrascão da gente diferenciada, qual a criatividade da comunicação do PT ?

O site do PT virou uma agência de notícias. Não faz reflexão sobre erros e acertos do governo, não sabe, sequer, a diferença entre governo e partido. Prova clara, claríssima, é o meme que soltou no facebook com frases de Kátia Abreu. Kátia Abreu, fica a dica, não é do PT.

E ainda que este blog aqui tenha defendido sua permanência no GOVERNO, sabe que governo é governo. Partido, oras bolas e carambolas, é partido.  Não dói e não machuca fazer uma discussão pública acerca daquilo que o partido pensa do governo.

Ao contrário, aglutina. A população, ao contrário do que pensam Globo, folha e Estadão, não é idiota. O PT acha que a correção da tabela do Imposto de Renda precisa taxar mais os ricos e menos os pobres? Então que diga isso para a população.

E se você não sabe, saiba: O PT acha isso. E foi o PT que pressionou para que Dilma corrigisse mais a parte de cima da tabela do IR, não o PMDB.

Mas como o site do PT não apontou nenhuma reflexão anterior, como a direção do PT acha que é crime criticar o governo, como as crianças estão mais ocupadas com a própria casa de bonecas {{me desculpe, Ibsen}}, a militância não pôde divulgar a reflexão, a população não ficou sabendo e agora entenderá, pela mídia, que a mudança proposta pelo governo é obra, imaginem vocês, do PMDB e da base aliada.

É uma piada. Só que a risada não é nossa.

 

Em tempo: Valter Pomar, membro do PT,  enviou e-mail no qual corrige a informação de que a Executiva não autorizou a militância a ir no ato. Segundo ele a Executiva está chamando a militância para o ato.

Espalhe a notícia